Experiência do cinema muda a vida de alunos do Recôncavo

A edição desta semana do programa de rádio Fala Educação, traz uma reportagem especial de Alexandre Santana sobre como a experiência de exibições de cinema ajuda a transformar a vida de alunos do Recôncavo Baiano.  Na mesma edição, informações sobre o mutirão oftalmológico desenvolvido em parceria entre as secretarias da Educação e da Saúde para resolver problemas de baixa visão dos alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa). Também é possível conferir a matéria sobre a finalíssima da segunda edição do Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) e a prorrogação das inscrições do Topa para o dia 31 de outubro.

“Vou pensar como foi o filme, desenhar, escrever, escrever em um papel quando chegar em casa, para quando a tia mandar fazer o trabalho”, diz, entusiasmada, a pequena Natiele do Amor Divino. A menina de apenas 8 anos de idade deixa escapar que a proximidade com a ficção fortalece e amplia o conhecimento. Em apenas três dias mais de 1.600 alunos do ensino fundamental já assistiram a filmes infantis em salas de projeção montadas em colégios do território do recôncavo baiano.

O projeto “A Escola Vai ao Cinema” é realizado pela Diretoria Regional da Educação IV (Direc), de Santo Antônio de Jesus, em nove escolas de ensino fundamental da região. A coordenadora de Ensino Básico, Ely bitencourt, acredita que os filmes infantis incentivam a criatividade e estimulam o interesse das crianças e adolescentes pela linguagem cinematográfica. “Através da ludicidade, [podemos] oportunizar ao aluno o contato com outras leituras”, enfatiza. As projeções realizadas em escolas públicas da região contribuem para despertar o interesse dos estudantes pela leitura e o prazer pela escrita, além de estimular a linguagem por meio de contos populares.

Festival estudantil – Da cidade de Seabra, território da chapada Diamantina veio a música vencedora da segunda edição do Festival de Canção Estudantil (Face). A final na Conha Acústica, em Salvador, reuniu mais de 5 mil pessoas na última sexta-feira. De autoria de Sivaldo dos Santos, “Cultura Ameaçada” faturou o prêmio com um exemplo de superação. O estudante estava havia 21 anos fora da sala de aula e ao retomar os estudos disse que “hoje, a sensação é de vitória” com a conquista e a volta ao ensino. Também foram premiados os melhores interprétes nas categorias feminino, com Rafaela Melo, e masculino, com Jeferson Benevides.

Topa – O mutirão oftalmológico oferece atendimento gratuito aos alunos do Topa em Mortugaba, distante 743 quilômetros de Salvador. No território de Vitória da Conquista, a cidade recebe o mutirão no Centro Comunitário até o dia 2 de novembro, das 7 horas da manhã às 4 horas da tarde. Os beneficiários devem apresentar o número do cadastro no Sistema Brasil Alfabetizado, um documento de identificação ou a carteira nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais informações no telefone (71) 3115-1355. O projeto ainda vai chegar a outros 22 municípios. Para quem ainda não está matriculado, o Topa prorrogou as inscrições até 31 de Outubro. A meta do programa é alfabetizar um milhão de baianos até o final do ano que vem.

O programa produzido em parceria entre a Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo da Bahia (Agecom) e Secretaria da Educação é disponibilizado para livre utilização das emissoras de rádio, jornais, sites, blogs e outros meios de comunicação que tenham interesse no tema. Toda terça-feira, à noite, é postada uma nova edição na página http://www.comunicacao.ba.gov.br/radio e no site http://www.sec.ba.gov.br podendo ser reproduzida.

*Com informações de Edmundo Carvalho Santana Filho


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading