
Em mensagem, Ban Ki-moon afirmou que o líder indiano compreendeu que uma ideia poderosa pode mudar o mundo; ele realçou que Gandhi sabia que indivíduos, de forma isolada ou em grupos, podem realizar o que outros rejeitam como sonhos impossíveis.,
O legado de Mahatma Gandhi é um símbolo de esperança para líderes mundiais e comunitários e importante na luta contra um número crescente de forças hostis que ameaçam o mundo contemporâneo.
A afirmação faz parte da mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, sobre o Dia Internacional da Não-Violência, celebrado nesta sexta-feira, em homenagem ao aniversário do nascimento de Gandhi.
Ideia Poderosa
Ban disse que o líder indiano compreendeu que uma ideia poderosa pode mudar o mundo. Ele afirmou que Gandhi sabia que indivíduos, de forma isolada ou em grupos, podem realizar o que outros rejeitam como sonhos impossíveis.
O coordenador comunitário da ONG brasileira “Viva Rio”, Sebastião Santos, disse à Rádio ONU, do Rio de Janeiro, que a mensagem de Gandhi é mais relevante do que nunca.
“Estou neste momento aqui aos pés da estátua de Gandhi, na praça Mahatma Gandhi, no Rio de Janeiro. Sem dúvida a mensagem do Gandhi tem hoje muito mais importância do que talvez tenha tido na época em que ele lutou para libertar a Índia. Hoje os níveis de violência no mundo são muito maiores. E portanto a mensagem de paz e de não-violência ativa é cada vez mais necessária nos dias de hoje” afirmou.
Sebastião Santos disse que a mensagem é importante para todos.
“Tanto para líderes comunitários que têm a sua responsabilidade face à sua comunidade, como para os governantes que estão diante de desafios enormes como o desarmamento nuclear, fome, pobreza e desigualdade. Todos têm a responsabilidade de abraçar esse ideal de Gandhi e fazer deste mundo um mundo melhor, para que possamos viver um pouco mais em paz e mais tranquilos”, afirmou. A ONG “Viva Rio” promove uma cultura de não-violência e o desenvolvimento social.










Deixe um comentário