Jerusalém deve ser capital de Israel e da Palestina

Em mensagem, Ban Ki-moon pede para que os dois lados devolvam ao local seu status de símbolo de santidade e de paz para o mundo inteiro.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, advertiu nesta quarta-feira que, para a paz no Oriente Médio ser alcançada, Jerusalém deve ser a capital dos dois Estados, o israelense e o palestino.

Ban deu a declaração em mensagem ao Fórum Internacional de Jerusalém, que acontece no Marrocos.

Paz e Segurança

O Secretário-Geral reitera que israelenses e palestinos tem que transformar os locais sagrados em espaços aceitáveis para todos.

Para Ban, só uma solução envolvendo os dois lados poderá devolver a Jerusalém seu status de símbolo de santidade, fraternidade e de paz para o mundo inteiro.

Na mensagem, o Secretário-Geral também apela para que Israel pare com atitudes que tem dificultado o processo de paz na região.

Ban citou os exemplos dos despejos, demolições de casas e o fechamento de instituições palestinas em Jerusalém Oriental.

Doadores

Ele também apontou como impecilho a postura de Israel de limitar o acesso a parte leste da cidade impedindo o desenvolvimento econômico palestino.

Ban Ki-monn pediu ainda que Israel abra suas fronteiras com Gaza para permitir a reconstrução do local, lembrando que a conferência de doadores no Egito arrecadou US$ 4,5 bilhões, cerca de R$ 7 bilhões, em ajuda financeira para isso.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading