Lei que dava imunidade a Berlusconi é revogada na Itália

Lei que dava imunidade a Berlusconi é revogada na Itália.
Lei que dava imunidade a Berlusconi é revogada na Itália.

O Tribunal Constitucional da Itália, a instância máxima do judiciário do país, revogou nesta quarta-feira a lei que garantia imunidade ao primeiro-ministro Silvio Berlusconi enquanto ele ocupa o cargo.

A lei permitiu que o premiê fosse excluído de vários processos judiciais, entre outras acusações, por corrupção.

Depois da decisão surgiram especulações de que pelo menos dois processos contra o primeiro-ministro poderão ser retomados.

De acordo com o correspondente da BBC em Roma, Duncan Kennedy, a notícia abalou a Itália. O premiê ainda conta com grande apoio público.

Os opositores alegavam que a imunidade do premiê violava o princípio da igualdade entre todos os cidadãos perante a lei.

“Esquerda”

Após a decisão da corte, Berlusconi descartou renunciar e acusou os juízes de estarem politicamente motivados.

“Nós temos uma minoria organizada de magistrados vermelhos (de esquerda), que usam o judiciário para voos políticos. Nós temos 72% da imprensa de esquerda”, disse o premiê, que ainda criticou o presidente da Itália, Giorgio Napolitano.

“Nosso chefe de Estado (Napolitano), todo sabem de que lado está, e nós temos onze juízes na Corte Constitucional escolhidos por líderes de esquerda que transformaram a corte não em um organismo constitucional, mas em um (organismo) político”, disse Berlusconi, que afirmou que os eventuais julgamentos serão “farsas”.

Acima da lei

No ano passado, o Parlamento italiano aprovou uma lei dando a Berlusconi imunidade legal durante o período em que ele ocupar o cargo.

Na época, o premiê era alvo de vários processos, incluindo um em que foi acusado de subornar um advogado britânico, David Mills, para que desse testemunhos falsos a seu favor.

Em fevereiro, Mills – que se diz inocente – recebeu pena de quatro anos e seis meses de prisão por corrupção. O caso teve repercussão na Grã-Bretanha porque Mills era casado com a ministra britânica Tessa Jowell, hoje ministra das Olimpíadas.

Promotores envolvidos naquele caso e em dois outros processos apelaram para o Tribunal Constitucional dizendo que a imunidade colocava Berlusconi acima da lei e devia ser revogada.

Duncan Kennedy acrescenta que Berlusconi e seus advogados argumentam que o premiê precisava da lei da imunidade para cumprir seus deveres no cargo e, caso ele tivesse que enfrentar processos, não poderia governar o país.

*Com informações da  BBC BRASIL


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading