
Mais oito Centros Digitais de Cidadania, do Programa Cidadania Digital de inclusão sociodigital do Governo do Estado, serão inaugurados desta terça-feira a sábado (20 a 24/10/2009). Com a presença do governador Jaques Wagner, as inaugurações contemplam os municípios de Conceição do Jacuípe, que terá três unidades do programa, Amélia Rodrigues, Teodoro Sampaio, Terra Nova, Arataca e Jaborandi.
Nesta terça-feira (20), às 10h, serão entregues os CDCs que serão mantidos em parceria com a Associação Beneficente da Primeira Igreja Batista, da Associação de Apoio ao Menor, Adolescente e ao Idoso, do Conjunto Urbis 1, em Conceição do Jacuípe.
No mesmo dia, ao meio-dia, será a vez do CDC da Escola Luís Eduardo Magalhães, em Amélia Rodrigues. Logo depois, às 14h, a Sociedade Espírita Verdade e União, em Teodoro Sampaio, recebe o seu Centro. Por último, às 15h30, a inauguração será na Associação de Desenvolvimento Econômico e Cultural de Terra Nova.
Na quinta-feira (22), a inauguração se dará na Associação Cultural do Centro de Formação Florestan Fernandes, no Assentamento Terra Vista – Colégio Florestan Fernandes, em Arataca. Por último, no sábado (24), o pacote de inaugurações se encerra com o CDC da Escola Municipal Carlos Chagas, em Jaborandi. Com isso, sobe para 919 o número de Centros Digitais de Cidadania instalados em toda a Bahia. A previsão é de atingir o milésimo CDC até o final do ano, cobrindo todos os 417 municípios baianos.
Programa Cidadania Digital
Coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Cidadania Digital foi criado em 2007 como substituto ao antigo Programa de Identidade Digital do Estado. O foco passou a ser a inclusão sociodigital e, para isso, foram desenvolvidas ações de capacitação, cidadania e novas possibilidades de renda para as comunidades envolvidas.
Além de fomentar o uso dos CDCs existentes pela população, a Secti está ampliando a rede de centros, contemplando bairros periféricos, assentamentos rurais, comunidades de quilombolas, afrodescendentes e indígenas. Cada CDC é dotado de dez computadores, uma impressora e acesso à internet com banda larga.
Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários do Programa têm renda familiar de até dois salários mínimos, o que confirma seu impacto social. O sistema de cadastro também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital, já que 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% do público frequenta escola pública.
A conquista de importantes prêmios revela o reconhecimento que o programa vem tendo junto à sociedade. O Cidadania Digital foi contemplado em novembro com o Prêmio A Rede como melhor programa estadual de inclusão digital do Brasil. Dividida em oito categorias, a premiação foi realizada em São Paulo e disputada por mais de 200 projetos de todo o país. O prêmio foi promovido pela revista A Rede, especializada no tema.
Em 2007, o programa já havia conquistado o Top Social, mais importante prêmio de responsabilidade social do Norte e Nordeste, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade, capítulo Bahia, (Abap-BA), Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas da Bahia (ADVB-BA), e Associação Comercial da Bahia (ACB). O programa ficou, ainda, no terceiro lugar da etapa nordestina do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, na categoria Processo, com o projeto de manutenção da rede.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




