Em mensagem para marcar o Dia Mundial do Professor, comemorado nesta segunda-feira, o diretor-geral da Unesco, Koïchiro Matsuura, disse que a falta de docentes é mais dramática nos países pobres, particularmente na África.
Será preciso recrutar 1,3 milhão professores todos os anos para garantir a educação primária universal até 2015.
A informação foi revelada pelo Instituto de Estatísticas da Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, por ocasião do Dia Mundial do Professor, comemorado nesta segunda-feira.
Educação de Qualidade
Neste ano, a data alerta para a escassez global de docentes e a capacidade para fornecer educação de qualidade em um momento em que a crise econômica e financeira afeta fortemente o setor.
O diretor-geral da Unesco, Koïchiro Matsuura, disse que muitos países estão fazendo grandes esforços para alcançar as metas na área da educação. Ele afirmou, contudo, que isto não irá acontecer sem o recrutamento e a formação de mais professores.
Matsuura indicou que cortes orçamentais terão consequências desastrosas a curto e longo prazos na qualidade da educação.
O diretor-geral da agência da ONU realçou que a escassez de professores é mais dramática em países pobres, particularmente no continente africano.
*Com informações da Rádio ONU em Nova York*.









Deixe um comentário