
Presidente foi escolhido pelos esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional; Nações Unidas aplaudiram a decisão do comitê de premiação.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, parabenizou, nesta sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vencedor do prêmio Nobel da Paz deste ano. Ban disse que a ONU aplaude a escolha do comitê do Nobel.
Diálogo
O Secretário-Geral destacou que Obama incorporou o novo espírito do diálogo na busca por soluções para grandes problemas mundiais, como as mudanças climáticas e o desarmamento nuclear.
Ainda de acordo Ban Ki-moon, a parceria entre o governo de Barack Obama e as Nações Unidas é a chave para a construção de um mundo melhor e mais seguro para todos. O anúncio da premiação foi feito pelo presidente do Comitê do Prêmio Nobel, Thorbjørn Jagland.
Segundo Jagland, Obama recebe o prêmio por seus esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos.
O comitê ressaltou o trabalho do presidente dos Estados Unidos pela promoção do desarmamento nuclear.
Desarmamento
Em reunião no Conselho de Segurança da ONU, em setembro, quando foi aprovada resolução histórica sobre desarmamento e não-proliferação nuclear, Obama falou sobre a importância dessa luta.
O presidente americano afirmou que uma guerra nuclear não tem vencedores e que tudo deve ser feito para que ela nunca ocorra.
Segundo ele, os esforços não podem parar até o dia em que a ameaça nuclear seja banida da face da terra.
Reconhecimento
O alto representante da ONU para Assuntos de Desarmamento, Sérgio Duarte, disse à Rádio ONU, de Nova York, que o prêmio é um reconhecimento do trabalho de Obama.
“O presidente Obama, desde o início da sua gestão, tem se manifestado favorável, entusiasta na promoção do multilateralismo das relações internacionais. Esse prêmio reconhece os esforços desde o início da gestão dele”, afirmou.
O vencedor do Nobel da Paz ganha uma medalha de ouro, um diploma e um prêmio, em dinheiro, no valor de 1,4 milhões de dólares, cerca de 2,5 milhões de reais.
*Com informações da Rádio ONU em Nova York










Deixe um comentário