Projeto vai capacitar jovens de comunidades populares em Arte e Tecnologia

O Centro Histórico de Salvador recebe no próximo dia 7 a nova sede da Oi Kabum! – Escola de Arte e Tecnologia do Oi Futuro. Na inauguração, que acontece no sobrado de número 17, no Terreiro de Jesus, estarão presentes o governador Jaques Wagner, o secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, a diretora cultural do Oi Futuro, Maria Arlete Gonçalves, e a coordenadora da Oi Kabum! Salvador, Isabel Gouvêa, além de representantes dos diversos parceiros do projeto.

O jornalista e apresentador Marcelo Tas será o mestre-de-cerimônias, em uma linguagem afinada com o perfil e a proposta da Oi Kabum!: de estimular as novas gerações a explorarem o potencial das mídias digitais.

As escolas Oi Kabum!, com unidades em Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), promovem a formação de jovens de comunidades populares nas áreas de computação gráfica, design, vídeo e fotografia.

Para participar do primeiro ciclo de formação, com duração de um ano e meio, os adolescentes, com idades entre 16 e 19 anos, devem frequentar escolas públicas regulares do ensino médio. Após a etapa inicial, eles podem integrar também o núcleo Kabum! Novos Produtores, que busca captar oportunidades no mundo do trabalho de desenvolvimento e aperfeiçoamento para esses jovens profissionais.

Em Salvador, a Oi Kabum! é desenvolvida em parceria com a ONG Cipó Comunicação Interativa e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, com o Pelourinho Cultural (Ipac).

O projeto completa cinco anos neste mês de outubro e parte agora para um formato mais arrojado, tanto na concepção do espaço físico, quanto na proposta de ampliação do aprendizado.

A nova sede – de propriedade da Academia Baiana de Letras e onde funcionou por 15 anos o Centro de Estudos Afro-orientais da Ufba (CEAO) – passa a acolher as etapas de formação, o núcleo de produção e o projeto Pelourinho Digital (uma extensão da Oi Kabum! que estimula o aprendizado com foco para jovens moradores do Centro Histórico e bairros próximos).

*Com informações da AGECOM/BAHIA


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading