EBDA é referência mundial em assistência técnica

Empresários do agronegócio, cônsul e membros do Ministério da Agricultura da Costa do Marfim estiveram reunidos com diretores da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA) órgão ligado à Secretaria da Agricultura (SEAGRI).
Empresários do agronegócio, cônsul e membros do Ministério da Agricultura da Costa do Marfim estiveram reunidos com diretores da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA) órgão ligado à Secretaria da Agricultura (SEAGRI).

Uma equipe formada por representantes do Ministério da Agricultura da Costa do Marfim, empresários do agronegócio e o Cônsul deste país, estiveram ontem hoje (05/11/2009) reunidos com diretores da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA) órgão ligado à Secretaria da Agricultura (Seagri) para, além de troca de experiências no âmbito agropecuário, obter conhecimentos relacionados ao agronegócio e principalmente à agricultura familiar, difundidos pela Empresa na Bahia.

De acordo com o Assessor Especial da Presidência da República da Costa do Marfim e Chefe da delegação que visitou a Empresa, Okori Zago Paul, seu país está saindo de uma crise que perdurou por sete anos, e a agricultura é um dos pilares de sustentação para reerguer-lo e a dignidade do seu povo. “Procuramos a EBDA para nos capacitar a produzir alimentos agrícolas com qualidade, visto que a Empresa é referência mundial em assistência técnica e extensão rural”,completou Paul.

Já  para o presidente da EBDA, Emerson Leal, existe similaridade entre a Bahia e a Costa do Marfim, principalmente no tocante ao clima, solo e à peculiaridade de ambas já terem ratificado, como uma boa opção de fonte de renda, a agricultura familiar. “A EBDA vem ao longo dos seus anos promovendo o desenvolvimento rural sustentável, centrado na expansão e no fortalecimento da agricultura familiar, como também viabilizando as condições necessárias para o pleno exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores, e é essa filosofia que estamos transferindo para os representantes da Costa do Marfim, e eles, aos seus agricultores”. Concluiu Leal.

Assistência Técnica e Extensão 

O serviço de maior abrangência da empresa é a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), com atendimento direto aos agricultores familiares em todo o Estado da Bahia. Através desta assistência, são trabalhadas as demandas dos agricultores familiares nas áreas agrícola, pecuária e de pesquisa, implantando as políticas públicas, no âmbito Estadual e Federal.

Desde 2007, a empresa bate recorde de ATER e já ultrapassou a sua meta, prevista no Plano Plurianual (PPA) 2008/2009. De janeiro de 2008 a dezembro de 2009, a meta seria atender a 150 mil agricultores familiares. Só no exercício de 2008, a empresa assistiu 176 mil e, até agosto, deste ano, passa dos 231 mil atendimentos com assistência, de qualidade, tecnologias adequadas à realidade do agricultor e técnicos atuantes nas comunidades.

“As ações de ATER contemplam os agricultores em todas as fases das cadeias produtivas, que compreendem as fases antes da porteira até à comercialização, sempre observando as peculiaridades das diferentes cadeias produtivas. A oferta contínua do serviço e o atendimento realizado por técnicos qualificados e bem preparados garantem o sucesso do trabalho que a empresa vem realizando em cada ponto do Estado”, assegurou o diretor executivo da EBDA, Osvaldo Alves de Sant`Anna.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading