Advogado de Battisti acha que Lula não autorizará extradição

 Brasília – O advogado do escritor e ex-ativista político Cesare Battisti, Luís Roberto Barroso, disse não acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregue seu cliente ao governo da Itália. Para ele, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de deixar a cargo do presidente o destino de Battisti foi acertada por causa do caráter político que envolve o caso.

O STF julgou procedente o pedido de extradição do ex-ativista, apresentado pelo governo da Itália, mas entendeu que cabe ao presidente da República autorizar ou não o retorno dele ao país.

De acordo com Barroso, o governo italiano pode querer exibir o ex-ativista como troféu político. O advogado citou as declarações do ministro de Defesa da Itália, Ignazio La Russa , de que estava ansioso para torturar Battisti.

Já o advogado Nabor Bulhões, que defendeu o governo italiano no processo, destacou que o presidente Lula estará desrespeitando o tratado bilateral entre o Brasil e a Itália, caso não cumpra a decisão do STF. “Não acredito que o presidente da República deixe de cumprir um tratado que foi aprovado pelo Congresso Nacional e promulgado.”


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading