CMFS: câmara comemora 492 anos da Reforma Protestante

A Câmara Municipal de Feira de Santana (CMFS) realizou no último dia (19/11/2009), Sessão Especial, com o objetivo de comemorar os 492 anos da Reforma Protestante, atendendo ao requerimento nº 332/2009, de autoria do vereador José de Arimatéia Coriolano de Paiva. O presidente do Legislativo, vereador Antônio Carlos Passos Ataíde conduziu o evento, que teve como palestrante o pastor Josenilson Carlos Neris Ferreira.

O pastor Josenilson iniciou sua explanação, lendo o Salmo 33:12. “Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para sua herança”. Em seguida, ele relatou, de forma sucinta, a história da Reforma Protestante e sua importância para a comunidade evangélica.

De acordo com o pastor, a Reforma Protestante foi um movimento religioso e político, iniciado no século VI, que dividiu a igreja do Ocidente em dois campos: o Católico e o Protestante.  “Em suas origens, a Reforma é essencialmente um fato religioso de contestação à Igreja Católica, todavia, não se pode esquecer o fato político provocado pelos interesses contrariados das Monarquias Nacionais e da burguesia mercantil, que queriam limitar a influência do papado”.

O palestrante informou que no início dos tempos modernos, o papa era um príncipe italiano que protegia artistas, vivia em cortes luxuosas e fazia alianças políticas, interessado em aumentar suas rendas e auferir lucros, consolidando assim seu poder temporal. “Uma das práticas utilizadas para explorar o temor religioso do povo era a venda das indulgências (Remissão total ou parcial de pecados; perdão). Ao comprá-las, a Igreja Católica garantia ao fiel sua entrada no paraíso sem cumprir a pena temporária no purgatório”. Segundo Josenilson, tais práticas deixaram à autoridade papal desmoralizada.

Conforme o pastor foi nesse contexto que um monge alemão chamado Martinho Lutero expôs seus pontos de vista sob uma nova doutrina teológica. Ele informou que a luta reformista iniciou-se em 31 de outubro de 1517, quando Lutero afixou na porta da Catedral de Wittemberg as suas 95 teses, onde denunciava os abusos do clero, os dogmas da Igreja e a venda das indulgências.

 “A luta de Martinho Lutero mudou o curso da história. A difusão da Reforma foi absoluta e imediata, repercutiu em todo o mundo. O movimento protestante deu a todo o homem o direito de adorar a Deus, de acordo com os ditames de sua consciência. A idéia central da Reforma é a convicção de que o ser humano não pode nem tem necessidade de salvar-se por si mesmo. Antes, a salvação é dada em Cristo ‘unicamente pela graça’ e aceita ‘somente pela fé’”.

A Sessão Especial contou também com a presença das seguintes autoridades: José  Ferreira Pinto, ex-prefeito de Feira de Santana; pastora Heroína Santiago e os vereadores: Ângelo Almeida; David Neto; Frei Cal e Roberto Tourinho. O vereador José de Arimatéia foi o responsável por saudar os convidados e pela entrega de uma placa de agradecimento ao pastor Josenilson Carlos Neris Ferreira.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading