Ministra Dilma Rousseff defende participação do ex-ministro José Dirceu na eleição do diretório do PT

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, defendeu a participação do ex-titular da pasta, José Dirceu, na eleição do novo diretório nacional do PT que acontece hoje (22/11/2009). Dirceu foi denunciado pelo Ministério Público e responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta participação no esquema de compra de votos de parlamentares em troca de apoio ao governo.

As denúncias de compra de votos foram investigadas, em 2005, pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios e o episódio ficou conhecido como mensalão. De acordo com a ministra, nenhum dos acusados de participar do esquema foi julgado ou condenado em definitivo pelo STF, o que impede a formação de qualquer juízo de valor.

“Ninguém pode se cassado a priori. Eu acho que nós demos um passo grande no Brasil, quando se compara a outros países do mundo e dizemos que somos uma das maiores democracias do mundo”, afirmou Dilma.

A ministra destacou, ainda, que o PT procede de forma correta ao aceitar a participação de José Dirceu e de outros petistas acusados pelo Ministério Público nas chapas que disputam o comando do diretório nacional. Segundo ela, o partido deve adotar a prática da presunção da inocência.

O ex-ministro integra a chapa Construindo um Novo Brasil (CNB), antigo Campo Majoritário. O candidato desta corrente é o ex-presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra.

*Com informações da Agência Brasil


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.