A 22ª edição da Fenagro começa sábado (28/11/2009), e deve reunir cerca de 300 mil visitantes até o último dia do evento (06/12). Durante a semana, o público terá a oportunidade de conferir, de perto, as principais ações da Secretaria da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), que disponibilizará, em seu estande, os resultados referentes às suas ações de pesquisas, assistência técnica e extensão rural, voltadas, principalmente, para a agricultura familiar.
De acordo com o presidente da EBDA, Emerson Leal, a Fenagro é uma grande vitrine para apresentar, ao público em geral, e particularmente aos agricultores familiares, as atividades realizadas pela EBDA. “O público certamente ficará encantado com a apresentação dos nossos trabalhos, pois estão sendo mostrados com criatividade, destacando a missão da Empresa que é promover o desenvolvimento rural sustentável, centrado na expansão e fortalecimento da agricultura familiar” enfatizou o presidente.
A EBDA concentra suas ações de pesquisas agropecuárias na geração e adaptação de tecnologias, desenvolvendo estudos nas áreas de melhoramento genético vegetal e animal, manejo do sistema solo-água-planta, biotecnologia, nutrição e manejo animal, pastagem, dentre outros. “Quando o assunto é assistência técnica e extensão rural, o objetivo da Empresa é buscar tecnologias ajustadas às condições dos produtores, e isto será destacado na Fenagro” garantiu Emerson Leal.
Já o diretor de Pecuária da EBDA, Osvaldo Sant’Anna, ratifica o processo educativo desenvolvido pela extensão rural, que visa organizar, capacitar e profissionalizar os produtores e suas famílias. “Durante a Fenagro 2009, mais uma vez a EBDA vai primar pelo seu papel de educador/instrutor, levando aos agricultores, técnicos, estudantes e demais interessados, palestras e cursos, com os temas mais diversos, visando contribuir com o desenvolvimento da agricultura e da pecuária estadual”, disse o diretor.
Ações
Durante os nove dias do evento, a EBDA promoverá, em seu espaço, palestras sobre Mandioca da variedade Formosa; Beneficiamento do algodão; Polinização da pinha; Produção orgânica de alimentos; Palma sem espinho; Biodiesel, dentre outros temas.
No âmbito da tecnologia, a empresa exibirá, para os visitantes, as mais recentes técnicas de manejo da mandioca e seu uso na alimentação humana, da pinha e mamona irrigada, além de artesanato com palha de bananeira, palma lisa, abacaxi, feijão comum e caupi, mamona de sequeiro e irrigada, fará exposição de fruteiras tropicais, tais como banana resistente à sigatoka-negra, laranja, rambutão, lixia e macadâmia, e degustação de alimentos produzidos pelos Centros de Formação da empresa, para ensinamento dos agricultores familiares.
Hortas posicionadas na vertical, formadas por garrafas pet, demonstrarão que é possível o agricultor aproveitar todos os espaços de sua área. Também será exposta colmeia de abelhas sem-ferrão, resultados de animais oriundos do Programa Sertão Produtivo (caprinos e ovinos), cana-forrageira, além de exposição de bovinos das raças gir, nelore, guzerá, e de galinha caipira.
*As pessoas interessadas em participar das palestras e cursos devem se dirigir ao estande da Empresa, no Parque de Exposições, em Itapuã/Salvador, no horário das 09 às 18 horas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




