Em “Art Under Fire”, João Brandão Júnior seleciona registros de conflitos mundiais.
A cidade de Nova Iorque abriga mais um novo conceito em arte. A The SoHo Gallery for Digital Art abre oficialmente na quinta-feira (19/11/2009), das 6h30pm às 9h30pm, com a exposição “Art Under Fire”. O curador da exposição de abertura é o brasileiro João Brandão Júnior. A exibição segue até o dia 30 de janeiro de 2010.
As fotos devem ser digitais e podem ser enviadas até a manhã do dia da inauguração. O tema escolhido pelo proprietário da galeria, John Ordover, é para mostrar a verdadeira mensagem das fotos que são tiradas em áreas de conflito como Darfur, Ruanda e Timor Leste.
Segundo João, a exibição serve também para mostrar quem são os autores destas fotos. Ainda conforme ele, estes profissionais se envolveram muito, de quatro anos para cá, na arte do registro destes conflitos. “Não tinham noção de que estas fotos atingiam pessoas no mundo inteiro. Algumas imagens ficaram famosas”, disse ele.
Quando Ordover escolheu João, sabia muito bem o que estava fazendo. Além de fotógrafo, o brasileiro é ativista de direitos humanos e membro da Cultures of Justice, organização que promove a paz e a justiça social ao redor do mundo. O curador já participou de uma missão em Darfur, no Sudão, uma das áreas mais dizimadas pelo genocídio, e implantou projetos sociais no Brasil, Índia, Palestina, Israel e África.
Clicando o ‘jeitinho brasileiro’
Cada fotógrafo participante pode enviar quantas fotos quiser. O critério de seleção será a originalidade, a diversidade da questão digital (alta resolução) e o tópico, onde serão avaliadas a questão da afetividade, o poder, a política e a estética poética. Serão feitas 25 cópias de cada foto escolhida. Os fotógrafos receberão 90% pelo valor da obra vendida.
João já andou o mundo inteiro registrando belas imagens. São Petersburgo (Rússia), Gâmbia e Malaui ganharam belas fotos pelas mãos dele. Apesar de tantas andanças, o fotógrafo não esquece as origens e coloca a marca registrada em cada trabalho.
O ‘jeitinho brasileiro’ de fazer sempre o melhor se deve, de acordo com ele, à nossa diversidade cultural. Segundo João, o brasileiro é acostumado a ‘matar um leão por dia’. “Projeta a nossa identidade cultural para o mundo”, disse, explicando porque sempre aceita novos desafios. Esta característica bem brasileira está sempre com ele, agora mais do que nunca, na curadoria da exposição.
“Art Under Fire” estará aberta ao público de quartas a domingos, das 11am às 7pm. Os trabalhos para seleção devem ser enviados para o e-mail jbrandjr2007@gmail.com.
Mais informações sobre a The SoHo Gallery for Digital Art no website oficial www.sohodigart.com. O endereço da galeria é 138 Sullivan Street (entre Houston e Prince Street), telefone (212) 228-2810.
*Com informações da Comunidade News
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




