O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, abriu nesta quarta-feira (18/11/2009) o V Defencil – Seminário Internacional de Defesa Civil, no Anhembi Parque, em São Paulo. Diante de uma emocionante apresentação do Corpo Musical da Polícia Militar de São Paulo e de homenagens ao dr. Antônio Luiz Coimbra de Castro, idealizador da Política Nacional de Defesa Civil no Brasil, Geddel enfatizou a necessidade de criação de um Fundo Nacional para o setor.
“É preciso ativar o Fundo Nacional de Defesa Civil, previsto e nunca efetivado. Não podemos ficar sujeitos à edição de Medida Provisória e liberação de recursos, além, é claro, da criação de uma nova política pública de Defesa Civil”, afirmou o ministro da Integração Nacional.
Nesse sentido, Geddel Vieira Lima ressaltou que o V Defencil é uma oportunidade para que as pessoas comecem a criar uma cultura de defesa civil no país, para entenderem de uma forma geral o papel da defesa civil, dos seus parceiros “nessa fundamental atividade que é prevenir desastres”. “Acredito que o principal papel é justamente esse, de ter a possibilidade e a perspectiva de difundir a cultura da defesa civil e incorporar experiências, idéias, posições, daqueles que eventualmente já tenham uma tradição mais larga na área”.
Em seu discurso, o Ministro reforçou a forte expectativa do Ministério da Integração Nacional em relação ao V Defencil, para que resulte em contribuições claras de todos os participantes para a Conferência Nacional de Defesa Civil, em março de 2010. “Enfatizo, ainda, a importância do envolvimento de todos os governadores para que convoquem para as conferências estaduais.”
A secretária Nacional de Defesa Civil, Ivone Valente, destacou a importância de se reunir um grande número de pessoas para discutir ações integradas de defesa civil. “Trata-se de um verdadeiro encontro de saberes: conseguimos reunir profissionais de dezenas de áreas diferentes, que estão debatendo com entidades representativas dos movimentos sociais e com representantes das universidades e institutos e pesquisa. Contamos com convidados de mais de uma dezena de países”, afirmou.
O vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman, também presente na abertura do evento, demonstrou sua satisfação. “É um orgulho para São Paulo receber esse evento, é uma oportunidade de compartilhar experiências entre os estados para o sistema nacional de defesa civil”.
Para o coordenador estadual de Defesa Civil de São Paulo, Luiz Massao Kita, a Defesa Civil formou uma nova expressão este ano e isso deve-se ao ministro Geddel Viera Lima. “É uma alegria sediar o V Defencil, com a presença de países estrangeiros e 23 Estados. Cultuamos o sentimento de solidariedade, a Defesa Civil somos todos nós, ninguém é melhor que todos nós juntos”, ressaltou.
Estavam presentes na abertura, o secretário Municipal de Segurança Urbana, Edson Ortega, representando o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, coordenadores estaduais de Defesa Civil e demais representantes da sociedade.
Caravana de Salvador recebe ministro Geddel
A caravana de Salvador, que enfrentou 34 horas de viagem para participar do V Defencil teve um agradável encontro na abertura do evento. Enquanto os 42 voluntários da caravana aguardavam para prestigiar o início do Seminário, foram surpreendidos com a chegada do Ministro da Integração Nacional, o baiano Geddel Vieira Lima, que foi direto ao grupo para cumprimentá-los.
Os representantes da capital baiana, que encararam os três dias na estrada para adquirir mais conhecimento sobre os assuntos relacionados à Defesa Civil, pertencem aos 27 Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) de Salvador. “Estamos aqui para trocar experiências e amenizar o sofrimento do nosso povo. Trabalhando juntos, vamos conseguir construir, com a participação efetiva da comunidade, uma estrutura melhor”, comentou Marli da Silva Brandão, membro da caravana. O V Defencil segue até sexta-feira, dia 20.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




