Vai coordenar campanha de desarmamento de 7 a 12 de dezembro de 2010
A Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos vai coordenar a campanha de desarmamento em Feira de Santana, no período de 7 a 12 de dezembro.
Na matéria consta a informação de que: “no próximo ano, quem for flagrado portando arma de fogo vai responder criminal e judicialmente, além da arma ser apreendida”.
Isso quer dizer que nesses últimos dias de 2009 a Lei, já existente, foi suspensa para que a Secretaria mostre serviço? Será que durante a campanha o porte ilegal de arma será ignorado até o dia 31 de dezembro?
Confesso que não entendi muito bem essa informação da Secretaria!
O texto da matéria prossegue informando que será a primeira ação desenvolvida pela Secretaria. Diz também que a operação foi requisitada pela Polícia Federal e contará com apoio de outros órgãos do Governo Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, órgãos estaduais, clubes de serviços, lideranças comunitárias, igrejas, organizações não-governamentais e o Movimento pela Paz e Não Violência (MovPaz).
O secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas de Santana, explica que a estratégia é conscientizar a população sobre a necessidade de criar a consciência de desarmamento.
E diz o seguinte: “Vamos incentivar os cidadãos a entregarem as armas que não estejam devidamente registradas. E, no caso de menores com porte de armas, pretendemos sensibilizar os familiares e amigos para que intercedam entregando as armas”.
Secretário, tenho certeza de que esse texto não foi escrito pelo Senhor. Como um experiente ex-inspetor da Polícia Rodoviária Federal, jamais diria: “e no caso de menores com porte de armas…“. “Mesmo porque, em situação nenhuma ou em qualquer tempo da nossa história, menor teve “porte de arma” em nosso país”.
Acredito que o senhor deve ter dito: “menores possuidores de arma de fogo”…
Para estimular a campanha, as pessoas que entregarem as armas poderão solicitar uma indenização, cujo valor varia entre R$ 150,00 e R$ 300,00.
“Depois do dia 31 de dezembro deste ano, quem não aderir à campanha e mantiver porte ilegal de arma poderá ser penalizado pela lei, com prisão em flagrante e responder a processo criminal”, alerta o secretário. Não é “pode”, secretário, o correto é: ”continuara sendo…” por que a lei já existe e está em vigor.
Como primeira ação da Secretaria é muito pouco e não diz absolutamente nada. O povo fica cada vez mais fragilizado. Os bandidos continuam armados e com a certeza de que estarão mais seguros quando do seus atos criminosos.
A paz não se conquista fragilizando uma posição e deixando a outra cada vez mais fortalecida. O mínimo que pode acontecer é a submissão da posição mais fragilizada. Nunca a paz. A paz não se constrói sobre o alicerce da covardia, da subserviência e da falta de enfrentamento dos problemas.
Secretário aqui vai umas sugestões da nossa comunidade:
Realização de rondas motorizadas nos colégios da rede municipal, principalmente à noite.
Fiscalizar e cadastrar todos os vendedores de doces e lanches nas portas das escolas, principalmente aqueles que trabalham com carrinho de mão.
Fazer abordagem a todo e qualquer desconhecido que fica rodando nas portas das escolas sem ter, aparentemente, o que fazer.
Recolher todos os menores que ficam perambulando à noite no centro da cidade, principalmente na Avenida Getúlio Vargas. Muitos deles fazem o papel aviões e mulas.
Fazer rondas noturnas no interior no Parque da Cidade. Não me perguntem por que, vocês já sabem!
São inúmeras as sugestões que podem ser analisadas e colocadas em prática pela Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos. Outra sugestão, observar sempre o que está sendo escrito e informado pela Secretaria, os textos devem ser precisos e não deixar dúvidas.
*Com informações de Carlos Lima.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




