Programa Mais Alimento vai financiar tratores para agricultores de Feira e do Território Portão do Sertão

A caravana da SEAGRI itinerante Mais Alimento-Bahia fica em Feira de Santana nesta segunda-feira, 9, no Parque de Exposições José Martins da Silva onde equipes da EBDA, Banco do Brasil, Banco do Nordeste
A caravana da SEAGRI itinerante Mais Alimento-Bahia fica em Feira de Santana nesta segunda-feira, 9, no Parque de Exposições José Martins da Silva onde equipes da EBDA, Banco do Brasil, Banco do Nordeste

Agricultores familiares do município de Feira de Santana e do Território Portão do Sertão  têm nesta segunda-feira, dia 09 de novembro de 2009, a oportunidade de adquirir equipamentos como tratores, financiados em dez anos e sem juros, pelo programa Mais Alimento. A oportunidade foi criada pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, SEAGRI, que está promovendo esta semana o projeto SEAGRI Itinerante Mais Alimento Bahia.

A programação começou neste domingo com a chegada, em carreata, da equipe da SEAGRI e dos parceiros envolvidos no projeto a Feira de Santana. Cerca de 50 carros e caminhões e carretas percorreram as ruas centrais da cidade, chamando a atenção da população com os equipamentos e implementos agrícolas que serão colocados à disposição dos agricultores

O programa PRONAF Mais Alimentos destina recursos para investimentos em infraestrutura da propriedade rural em todo o Pais, com três anos de carência e sete anos para pagar, e com 2% de juros, mas na Bahia é diferente. O governo do Estado vai pagar os juros para estimular o agricultor a modernizar, a colocar tecnologia em sua propriedade, melhorando a produção e a qualidade de vida de sua família. O pagamento dos 2% de juros por parte do Estado foi autorizado pela Lei aprovada pela Assembléia Legislativa instituindo medidas de estímulo à renegociação de dívidas oriundas do PRONAF.

Através do Programa Mais Alimento, os agricultores familiares poderão ter acesso a crédito de até R$ 100 mil, para comprar de um facão a um trator, melhoria genética, bem como equipamentos de irrigação, misturador de ração, ordenhadeira mecânica, debulhador de milho, ceifadeira, além de efetuar
correção de solo e construir barragens. Tudo isso com três anos de carência e sete anos para pagar, e com juros zero.

A caravana da SEAGRI Itinerante Mais Alimento-Bahia fica em Feira de Santana nesta segunda-feira, 9, no Parque de Exposições José Martins da Silva onde equipes da EBDA, Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil e dos fornecedores dos equipamentos estarão atendendo aos agricultores familiares da região.

Na terça-feira a caravana da Seagri segue para o município de Santo Antonio de Jesus, promovendo a mesma programação, No dia 11 será a vez do município de Ituberá, e no dia 12 a programação será em Jaguaquara. Esta primeira versão do projeto SEAGRI Itinerante Mais Alimentos-Bahia será encerrada na sexta-feira, dia 13, no município de Jequié.

A iniciativa é  da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (SEAGRI), com a participação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), e da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), da SEAGRI, em parceria com o MDA, Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil, prefeituras municipais, entidades de classe, como associações, sindicatos e cooperativas, e indústrias do ramo, que mobilizarão em torno de dois mil agricultores familiares, em cada região.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading