Uma das principais atrações das cidades do Texas era a enorme quantidade de diários disponíveis nas máquinas nas ruas e avenidas. No entanto, muitas dessas publicações saíram de circulação e podem ser encontradas apenas nos arquivos do estado.
O novo Texas Tribune, um diário sem fins lucrativos, foi lançado com recursos suficientes para dois anos de operações: 3,6 milhões de dólares provenientes de fundações, capitais de risco e doadores individuais e corporativos.
“A diferença de alguns dos novos meios de comunicação locais e regionais, o Tribune começa a circular com dinheiro suficiente para manter um pessoal bem remunerado de 16 pessoas, incluídos 11 repórteres”, escreve Stacy Kramer noPaidContent.org, que destaca os salários de 315 mil dólares anuais para o editor-chefe e de 90 mil para os jornalistas mais experientes.
O Tribune fará reportagens originais e oferecerá conteúdos a organizações de notícias de todo o estado. O jornal é mais um de uma série de publicações sem fins lucrativos em Chicago, San Francisco, Boston e outras cidade americanas.
Alguns desses veículos têm sido criticados por no meio jornalístico com fins de lucro, acrescenta a Forbes. Nesse sentido, o novo editor-chefe do Tribune declarou ao MediaBistro que “os diário maiores do estado [de Texas] estão um pouco ressentidos o que estamos fazendo”. Cabe dessa forma, aos leitores decidir como os novos meios de comunicação se comparam aos diários tradicionais, muitos dos quais já saíram de circulação.
*Com informações do Centro Knight









Deixe um comentário