Unesco assina convênio com a Icann para ajudar na cooperação de registros de domínio na rede virtual em códigos que não sejam do alfabeto latino, como o chinês e o árabe.
Usuários de internet vão ter em breve acesso a chamada diversidade linguística na rede virtual.
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, assinou um acordo nesta quinta-feira com a Cooperação para Nomes e Números Designados na Internet, Icann, que prevê uma série de ações na implementação dos registros de domínios que não pertençam ao alfabeto latino.
Alfabeto
Até hoje os nomes de domínios em endereços de internet são escritos exclusivamente com caracteres como o ‘.com’ e o ‘.org’.
Desde novembro a Icann está aceitando pedidos de ‘Nomes de Domínio Internacionalizados’, IDNs na sigla em inglês, de representantes de países e territórios cujos códigos e textos pertençam a outros alfabetos, como o chinês e o árabe.
A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, disse que a internet deve ter diversidade linguística para que todos os grupos possam desfrutar do seu potencial.
Metade
Segundo o presidente da Icann, Rod Beckstrom, metade dos usuários de internet no mundo não usam texto baseado no alfabeto latino como idioma nativo.
O acordo prevê consultas a especialistas linguísticos da Unesco, a notificação aos países membros sobre os IDNs, o envolvimento de outras agências das Nações Unidas e o estabelecimento de grupos de trabalho para ajudar países em desenvolvimento e menos desenvolvidos.
A Icann foi fundada em 1998 pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos com o objetivo de fiscalizar o uso de domínios e gerir o tráfego de programas de navegação e e-mail.
*Com informação da Rádio ONU em Nova York.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




