O senador César Borges (PR-BA) pediu hoje (03/12/2009) a união política da Bahia para resolver o impasse em que se transformou a modernização e ampliação do Porto de Salvador. “Tenho procurado os órgãos federais, recebo sempre um atendimento pelo interesse na solução dos problemas. Entretanto, a solução se perde nos caminhos burocráticos”, afirmou. Ele explicou que, enquanto isto, a Bahia perde cargas para portos mais capacitados de Pernambuco e Ceará, apesar do estado ser responsável por 58% das exportações do Nordeste.
De acordo com parlamentar, uma reunião de que participou na Associação Comercial da Bahia (ACB), na semana passada, que contou com as presenças do secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e de empresários baianos, determinou que o Porto de Salvador é o principal problema logístico do estado. “Cabe a nós, representantes da Bahia, expressar essas preocupações, para que o Porto de Salvador seja instrumento de desenvolvimento do estado e não um gargalo para o desenvolvimento”, afirmou.
César Borges defendeu duas medidas urgentes, sendo a principal a definição do modelo de ampliação do terminal de contêineres, se por aditivo ao contrato do operador atual ou por nova licitação. Ele informou que consultou o Tribunal de Contas da União (TCU), que aprovou as duas soluções. “Queremos agora que a Secretaria Especial de Portos, a CODEBA e a ANTAQ tomem as medidas necessárias para ampliação imediata do Porto de Salvador com mais três berços”, pediu. A outra medida é a realização de obras de dragagem no porto.









Deixe um comentário