
A abertura oficial do X Congresso de Jornalista da Bahia aconteceu ontem no Auditório Astor Pessoa. Diversas personalidades do meio jornalístico estiveram presentes na cerimônia de abertura, que contou com uma mesa redonda e uma palestra do deputado federal Emiliano José (PT-BA).
Para iniciar o evento as crianças do coral “Cantando o Amanhecer” presentearam o público com as interpretações de canções da Música Popular Brasileira. Logo depois, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho abriu a mesa redonda. O tema da noite foi em torno da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar o diploma do jornalista. A prefeita declarou o seu apoio aos jornalistas e falou sobre a luta para reverter o quadro. “É preciso criatividade dos jornalistas como na ditadura para poder passar essa fase”, comentou.
Em seguida o deputado estadual, Álvaro Gomes (PCdoB – BA) tomou a palavra. O deputado ressaltou a importância da situação para a categoria. “É um momento de reafirmação do jornalista”. Álvaro Gomes lançou em 1989 no Sindicato dos Bancários da Bahia o único jornal sindical diário, que está em atividade até hoje. A jornalista Helô Sampaio, anfitriã do Congresso, aproveitou para agradecer a presença do público e ressaltou a importância da discussão do tema para os jornalistas.
A diretora da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Valci Zuculoto também esteve presente no Congresso e chamou a atenção sobre a não obrigatoriedade do diploma. “A decisão do STF não atinge só aos jornalistas, mas toda a sociedade, pois compromete a qualidade do jornalismo”, falou.
O Secretário de Comunicação do Estado, Robinson Almeida abordou sobre a dificuldade da discussão da comunicação. “O tabu de se discutir comunicação no Brasil está sendo quebrado”. O Secretário defendeu também a programação regional na televisão, o que geraria mais emprego para os jornalistas baianos.
Ao final da mesa redonda, a presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (SINJORBA), Kardelícia Mourão ressaltou a luta do sindicato em defesa do diploma.
A Mídia e a Política
Após a mesa redonda, deu-se início a palestra do deputado federal e jornalista Emiliano José. Com o tema “Quem tem medo do Diploma e da Democratização dos Meios de Comunicação?” o deputado falou sobre a discussão e democratização da comunicação, citando a 1ª Conferência de Comunicação do Estado da Bahia como um passo importante.
Outro assunto que Emiliano José ressaltou foi sobre a relação da mídia e da política, em que a primeira influencia na segunda e que o seu poder está concentrado nas mãos de poucos grupos. O deputado encerrou abordando a Lei de Imprensa no Brasil. “A lei de imprensa foi derrubada e ela é tão necessária quanto o diploma”, afirmou.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




