Edital sobre trem-bala que ligará Rio a Campinas entra em consulta pública na próxima semana

Brasília – Na próxima semana, a minuta de edital e o contrato para construção do trem de alta velocidade (TAV) que ligará o Rio de Janeiro (RJ) a Campinas (SP), passando por São Paulo (SP), serão colocados em consulta pública na internet.

A consulta publica terá duração de um mês. Em janeiro serão realizadas audiências públicas sobre o empreendimento e no início de fevereiro publicado o edital da obra. As propostas apresentadas pelas empresas interessadas serão abertas no final de maio.

O cronograma foi traçado em reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros na manhã de hoje (7). Nesse processo de licitação serão levados em conta a transferência de tecnologia e a menor tarifa a ser cobrada dos passageiros. A empresa ou consórcio vencedor ficará responsável pela construção e terá a concessão do serviço pelo período de 40 anos.

O TAV faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no último balanço do programa aparece orçado em R$ 34,6 bilhões com previsão de conclusão para 2015.

Em maio, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, havia dito que o trem representará ganhos para o Brasil em termos de transferência de tecnologia e afirmou não estar descartada a possibilidade de que posteriormente o trem se estenda para outras localidades. A ministra falou também sobre a possibilidade de criação de uma estatal para administrar a implementação do trem-bala.

*Com informação da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading