
Manual desenvolvido pelo Fundo de População das Nações Unidas aborda questões sensíveis durante situação de crise envolvendo os jovens; segundo o Unfpa crianças e adolescentes representam de 1/4 a metade dos refugiados e deslocados do mundo.
O Fundo de População das Nações Unidas, Unfpa, acaba de lançar um guia para ajudar agências humanitárias a atenderem as necessidades de crianças e adolescentes no mundo.
Intitulado ‘Guia de Ferramentas para Definições Humanitárias para Saúde Reprodutiva e Sexual de Adolescentes’, o manual fornece listas e questionários para auxiliar na resolução de questões sensíveis durante situação de crise envolvendo os jovens.
Lacuna
A diretora-executiva do Unfpa, Purnima Mane, disse que o guia preenche uma lacuna importante porque oferece abordagem cordial para garantir que as necessidades de crianças e adolescentes sejam atendidas em eventos humanitários.
O documento aborda uma série de questões importantes, como sensibilidade cultural, avaliação rápida, distribuição de mantimentos, em linguagem simples e direção clara.
Segundo a agência da ONU crianças e adolescentes representam de 1/4 a metade dos refugiados e deslocados do mundo. O órgão ressalta que muitos aparecem em campos sem os pais ou guardiões, alguns carregando irmãos menores.
Puberdade
O Unfpa também afirma que esses adolescentes lidam com mudanças complexas durante a puberdade e geralmente são vítimas de violência sexual.
O manual foi desenvolvido em parceria com organizações não-governamentais, o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos e a Universidade de Columbia em Nova York.
*Com informação da Rádio ONU em Nova York.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




