MJ investiga suposto cartel de painéis TFT-LCD

Brasília, (MJ) (08/12/2009) – A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça instaurou na segunda-feira (07) processo administrativo para investigar suposto cartel internacional entre fabricantes de painéis de TFT-LCD – a principal aplicação deste painel é em telas planas de cristal líquido (LCD).

Fabricados em diferentes tamanhos, os painéis são usados como insumos principalmente em aparelhos que visam a mobilidade, como notebooks, celulares, vídeo games portáteis e reprodutores de arquivos de áudio e vídeo como Ipods, além de televisão e monitores de computadores.

As empresas investigadas pela SDE são Chungwa Picture Tubes Ltd; Hitachi Displays, Ltd.; LG Display Co. Ltd; Samsung Electronics Corporation; Sharp Corporation e Epson Imaging Devices Corporation.

Em 2006, o mercado mundial de TFT-LCD movimentou aproximadamente US$ 70 bilhões. Segundo apurado pelo Ministério da Justiça, o Brasil não tem produção local de painéis de TFT-LCD. Toda a demanda é atendida por importações.

As suspeitas da SDE são de que os investigados desenvolveram o cartel internacional no mercado de painéis de TFT-LCD por meio das seguintes condutas: reuniões, conversas e comunicações em Taiwan, Coréia e Estados Unidos; ajuste de preços nestas reuniões e conversas; envio aos demandantes de orçamentos de acordo com o pré-ajustado com os outros concorrentes e trocas de dados relativos às vendas de painéis de TFT-LCD, com a finalidade de monitorar e obrigar a efetivação dos acordos entre concorrentes.

Além disso, havia troca de informações comercialmente sensíveis como oferta, demanda e planos de expansão, com reuniões bilaterais e multilaterais, também com referência a acordos de divisão de clientes.

As empresas e os executivos investigados terão 30 dias para se defender das acusações. Caso condenados, poderão pagar multa de até 30% do faturamento da empresa no ano de 2008.

Prática já recebeu condenação nos EUA

Todas as empresas investigadas pela SDE, à exceção de Samsung Electronics Corporation, confessaram a prática de cartel internacional com efeito em todos os países consumidores do produto e pagaram multas nos Estados Unidos (EUA) de aproximadamente US$ 650 milhões.
Também há fortes indícios da participação da Samsung Electronics Corporation no cartel – a prática teria durado pelo menos de setembro de 2001 a dezembro de 2006.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading