
Novo conteúdo satisfaz resolução da Assembleia Geral, que pede implementação de programa de divulgação eficaz para explicar a política da ONU em relação a casos que envolvem pessoal de manutenção da paz.
A ONU acaba de divulgar estatísticas envolvendo exploração sexual e abusos cometidos por boinas-azuis nos últimos três anos.
Os dados, que eram confidenciais, agora podem ser acessados dentro do site da Unidade de Conduta e Disciplina das Nações Unidas, CDU na sigla em inglês.
Alegações
Os números revelam alegações de falta de conduta cometidas por funcionários civis e militares de várias missões da ONU entre 2007 e 2009.
Só este ano foram registradas 132 investigações de casos de abuso e exploração sexual, com 18 denúncias comprovadas.
Segundo a Unidade de Conduta e Disciplina, o novo conteúdo satisfaz resolução da Assembleia Geral, que pede implementação de programa de divulgação eficaz para explicar a política da ONU em relação a casos que envolvem pessoal de manutenção da paz.
Relatório
A política de ‘tolerância zero’ da organização surgiu em 2004, quando o ex-Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan recebeu um relatório com acusações de abusos na República Democrática do Congo.
Na época, o texto revelava que pagamentos de abusos variavam de dois ovos a U$5 por encontro com as vítimas, muitas órfãs e analfabetas.
Os dados estão disponíveis no site: http://cdu.unlb.org
*Com informação da Rádio ONU em Nova York*.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




