Aconteceu na sexta-feira, no auditório do Straf Valente, durante todo o dia e também pela noite a plenária da vereadora Leninha, PT de Valente. Pela manhã uma profunda avaliação política do mandato em 2009 sob a análise das lideranças sindicais e comunitárias que destacou a visão da sociedade local sobre o desempenho do mandato, mas também apontando os desafios e as ações que deverão ser priorizados em 2010 com o objetivo de molhar ainda mais o trabalho.
Na tarde, um filme sobre a história do PT para abertura dos trabalhos e depois uma breve análise de conjuntura política para um público mais amplo de apoiadores. A ideia foi proporcionar um debate sobre as perspectiva do processo eleitoral e as questões em jogo do ponto de vista dos trabalhadores. Fez-se uma apresentação da avaliação do mandato e a vereadora fez um balanço enxuto do conjunto das ações realizadas no ano – projetos (Lei, Indicação e Resolução), requerimentos, emendas ao PPA e à LOA, audiências públicas, sessões especiais, encontro regional de prefeito e conferência, reuniões comunitárias e as conquistas junto às diversas secretarias do governo Wagner.
Leninha atuou em várias frentes: educação, saúde, segurança pública, habitação, meio ambiente, agricultura familiar (água, energia, qualificação profissional, crédito, seguro safra etc.), modernização fiscal e administração pública, cultura, mulheres, juventude, melhor idade, portadores de necessidades especiais, assistência social, servidores públicos (plano de cargos e carreira), esporte, reforma tributária, defesa civil, entre outras. Foi bem destacado o processo de divulgação das ações do mandato junto às mídias – blog Bahia de Fato, Jornal Grande Bahia online, sites ORecôncavo e Calila Notícias, rádios Valente e Liberdade FM, Sisal, além do site do mandato.
A atuação da parlamentar foi decisiva para as instalações dos conselhos municipais de juventude e mulher. Todas as proposições legislativas foram aprovadas por unanimidade. Apenas duas ações aprovadas ficaram para o próximo ano – o encontro regional de vereadores e o lançamento e debate sobre o documentário “Anjo da Rua”.
Estiveram presentes Reginaldo Monteiro, representando o deputado federal Emiliano José (PT-Bahia), Emanoel Sobrinho, educador da Escola Sindical Nordeste da CUT, Elmo Lima (filho da terra), professor da Universidade Federal do Piauí, Maria Zilda, representando a deputada estadual Fátima Nunes (PT), Ranúsio Cunha, presidente da Cooperativa de Crédito Rural (Siccob-Coopere), Maria Rita Alves, presidente da Fundação Apaeb e a diretoria do Straf Valente (Claudionor Lima, Juvanda Gomes, Antônia Amália, Gildérica da Mota, Neca Mota, José Lino, Valdir da Silva-Vavá, Ana Mari, Josemira Gonzaga). À noite, até as 00h40, rolou a comemoração com comes e bebes e mais o grupo musical Neto dos Teclados tocando para dançar.









Deixe um comentário