O secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, Roberto Muniz, faz às 9 horas desta quinta-feira, (03/12/2009), a abertura da 20ª Reunião da Câmara Setorial Nacional da Ovinocaprinocultura, no centro de treinamento da EBDA. Pela primeira vez, o encontro integra a programação da Feira Internacional da Agropecuária, Fenagro, que acontece até domingo, (6) no Parque de Exposições de Salvador. Durante a reunião, será reforçada a necessidade de formação da câmara setorial estadual para o desenvolvimento da ovinocaprinocultura, conforme disse o secretário. “A Bahia concentra o maior de plantel de caprinos no Brasil, com cerca de 4,5 milhões de cabeças, e o segundo maior rebanho de ovinos, com 3,096 milhões de animais, superado apenas pelo Rio Grande do Sul. A Câmara Setorial Nacional da Ovinocaprinocultura é coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“A idéia é que o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, coordene os esforços junto aos demais agentes que comporão a Câmara, e acomode os diferentes interesses”, considera o coordenador da 20ª reunião, Enio Queijada.
O ponta-pé inicial para a formação da câmara estadual foi dado desta quarta-feira, (2) durante o 1º Encontro de Lideranças do setor, realizado na sede da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), no Comércio. No encontro, foi desenvolvido o Relatório de Alinhamento Estratégico, relacionando as principais ações e desafios que poderão subsidiar atividades de interesse do setor, a serem executadas pela Câmara e demais interessados.
MELHORIA GENÉTICA
O secretário Roberto Muniz enfatiza que a caprinovinocultura representa uma atividade de imensa importância para a manutenção e fixação do homem no campo. Isso se deve principalmente, à adaptabilidade dessas espécies animais ao clima semi-árido, predominante por quase toda a extensão do território baiano. Contudo, os índices de produtividade desse rebanho ainda não são os mais desejados, questão que está sendo enfrentada pelo governo do Estado com a realização de programas de melhoramento genético.
“Através da Superintendência da Agricultura Familiar, estamos desenvolvendo o programa Sertão Produtivo, que até o último dia deste ano terá distribuído 38.265 mil animais, entre caprinos e ovinos, (fêmeas mestiças e machos Puro de Origem (PO) das raças Anglo Nubiano, Bôer, Dorper e Santa Inês), a 7.560 famílias de agricultores em 126 municípios”, disse o secretário, explicando que estes animais são fundamentais para promover a melhoria dos rebanhos. Até o momento, 113 municípios já foram contemplados com a distribuição de 33.615 mil animais, beneficiando ao todo 6.795 famílias.
Os agricultores familiares beneficiados recebem 5 fêmeas mestiças das espécies caprinas e ou ovinas, e a um conjunto de 6 famílias está sendo disponibilizado um reprodutor PO, utilizado em regime rotativo. São 310 animais distribuídos em cada município, sendo 300 matrizes e 10 reprodutores. O objetivo é beneficiar um total de 60 famílias, distribuídas em 10 comunidades de cada município.
Agenda
Durante todo o dia desta quinta-feira, (3), o secretário Roberto Muniz estará no estande da Seagri, no Parque de Exposições, cumprindo uma extensa agenda. Acompanhado pelo presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, o secretário vai presidir, às 17 horas, o ato de assinaturas de convênios de cooperação técnica em piscicultura com 40 prefeituras.
Com participação do secretário do Meio Ambiente, Juliano Matos, e de dirigentes do IMA e do Ibama, o secretário da Agricultura reúne-se, às 15 horas, com os líderes do Agropolo de Mucugê e Ibicoara para tratar do licenciamento ambiental para o empreendimento que tem grande importância para o desenvolvimento econômico da região.
Da agenda consta ainda a apresentação do Projeto de Pecuária Leiteira da Aproleite, de Ipiaú, e uma homenagem que será prestada à Seagri pela Associação dos Bubalinocultores da Bahia, Abuba.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




