Wagner celebra alfabetização de 460 mil alunos do TOPA

Wagner celebra alfabetização de 460 mil alunos do TOPA.
Wagner celebra alfabetização de 460 mil alunos do TOPA.

Nesta quinta-feira (03/12/2009) sem meias palavras, no Hotel Pestana, que reservou ao governador Jaques Wagner uma manhã repleta de histórias e lições de vida de 600 alunos dos 289 mil alfabetizados da segunda turma do Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA). Ao invés de parlamentares, secretários, jornalistas e professores, os holofotes da cidadania se voltaram para Dona Enedina Pereira da Silva, de 100 anos, e Seu Ubaldo Dias, de 106 anos, alunos do TOPA, que prestigiaram a formatura dos colegas de programa.

Na abertura, a oradora da turma, Raimunda Peixoto, de 70 anos, assumiu o púlpito para emocionar a platéia e o governador baiano com uma frase daquelas: ““O TOPA foi uma luz na minha vida, porque, aprendi a ler, a escrever e hoje sei que tenho direitos e faço parte da história da educação na Bahia”, sintetizou Dona Raimunda, como, certamente, definiria ilustres nomes, a exemplo de Anísio Teixeira.

Até 2010 a meta é alfabetizar um milhão de baianos. Em 2007, éramos mais de 2 milhões de analfabetos na Bahia. Por enquanto, os alunos do TOPA cumpriram parte deste longo percurso, atingindo hoje a marca de 460 mil pessoas que já sabem ler e escrever.

Na hora de conversar com a platéia, o governador baiano quebrou o protocolo e resolveu chamar Dona Enedina e Seu Ubaldo, de chapéu na cabeça, para subirem até o palco e receberem os aplausos do público. Dando continuidade a solenidade, Wagner fez uma análise da cultura política baiana e afirmou que “o analfabetismo era uma das formas que os velhos políticos usavam para escravizar o povo”.

Na oportunidade, Wagner fez um comentário sobre o problema de visão, que aflige muitos baianos, principalmente, no interior do estado. “Muitas pessoas não aprendem a ler, porque, nunca foram assistidas, por exemplo, por um oftalmologista”. A cerimônia de certificação do TOPA também foi palco da entrega simbólica de óculos de grau a um alfabetizado, beneficiado pelo programa Saúde em Movimento, cuja meta é oferecer assistência oftalmológica a 385.722 alunos do Topa.

Daí Wagner encaixou uma história que viveu no município de Caetité, no lançamento do Programa Saúde em Movimento, onde assistiu a cirurgia nos olhos de uma senhora. Após a cirurgia, Wagner conversou com ela e perguntou: “E agora, está enxergando melhor mesmo?” e ela respondeu com a graça dos olhos: “Uma maravilha, só falta agora dançar forró”, arrancando gargalhadas da platéia de professores e alfabetizados do TOPA.

Além dos 460 mil alunos alfabetizados pelo TOPA foram qualificados 17,5 mil alfabetizadores, mil coordenadores de turmas e 75 intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O programa ainda tem o desafio de assegurar que pelo menos 70% dos egressos dêem continuidade aos estudos. Os números alcançados com o Topa fazem da Bahia o estado campeão em alfabetização no país e também referência para outros estados e para o programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação (MEC).


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading