Dez pacientes já passaram por procedimentos cirúrgicos na nova sala de cirurgia, específica para o Serviço de Trauma Raqui Medular (TRM), do Hospital Geral do Estado (HGE). A informação é do diretor-geral do HGE, André Luciano Andrade, explicando que a primeira cirurgia ocorreu no dia 22 de dezembro de 2009.
“Com essa estrutura, esperamos que nenhum paciente enfrente fila no HGE para ser submetido a procedimentos de TRM”, disse Luciano, acrescentando que esse é o ponto principal para evitar o sofrimento maior para a população que necessita desse tipo de atendimento.
A nova sala de cirurgia do HGE foi inaugurada em novembro do ano passado e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) investiu cerca de R$ 543 mil, somente na aquisição de equipamentos de alta complexidade. A nova sala ocupa uma área onde anteriormente funcionavam oito leitos de enfermaria. “Com a sala exclusiva para TRM, a Sesab atendeu a uma antiga reivindicação dos profissionais da unidade, onde são feitos, em média, entre 20 e 23 procedimentos cirúrgicos de emergência por dia”, afirmou o diretor do HGE.
Luciano explicou que as cirurgias de TRM são consideradas de urgência, mas não de emergência, os pacientes chegavam a esperar até 30 dias pelo procedimento, que tem um prazo ideal entre 48 e 72 horas para ser realizado, tempo contado a partir da entrada na unidade hospitalar.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




