Os Festejos Populares de Irará são a realização de várias festas populares como celebração profana à Nsa. Sra. Da Purificação dos Campos, Padroeira do Município. Em 2010 os festejos tem diversas atrações como: Jau (Sucesso do Verão 2010), Tatau (ex-Araketo), Black Stile e Nara Costa. Além de Trem de Pouso, com Ninha.
A festa começa no domingo, dia 24 de Janeiro de 2010 às 15h, com a abertura das Noveneiras. O projeto “Noveneiras” consiste em apresentações de grupos de cultura popular e musicais durante o período do novenário dedicado a Nsa. Sra. Da Purificação dos Campos (vide programa anexo). Tem grupos de Chegança, Pastorinhas, Filarmônica e Flauta Doce.
Na programação musical, além de artistas iraraenses, as Noveneiras também vão contar com a presença do Samba Raizes de Sto Amaro e mais A Tonelada, Clube da Malandragem e Pirigulino Babilake de Salvador. Os grupos se apresentam na Praça da Matriz e a programação segue até a quinta-feira, dia 28 de janeiro.
Na sexta, dia 29 de janeiro, à tarde, acontece a tradicional Lavagem da Igreja Matriz. O cortejo da lavagem é formado por um grande grupo de baianas, diversos grupos populares, percurssivo e de capoeira, e mais a banda de Charanga da Cidade. O som eletrizante da Charanga agita a multidão que acompanha o cortejo. A lavagem é a festa mais tradicional de Irará e sua ligação com o povo iraraense já foi cantada pelo tropicalista Tom Zé: “Irará é meu namoro e lavagem é meu amor”.
Já na noite de sexta começam os shows no Palco da Praça da Purificação. Lá vão se apresentar nomes como Jau, Tatau, Black Stile e Nara Costa, além de diversos grupos de Irará (ver programação anexa). Os shows no palco da Purificação serão todas as noites até o domingo, dia 31 de janeiro.
A tradicional Festa do Cruzeiro acontece na segunda-feira, dia 01 de fevereiro. Após o divertido leilão de prendas, na comunidade do Cruzeiro, a população volta ao centro da cidade, ao som do trio elétrico. Este ano o trio será puxado pela banda Trem de Pouso, comandada por Ninha (Ex-Timbalada). É a primeira vez que a Festa do Cruzeiro recebe uma atração de grande porte.
Durante o período também acontece na cidade outras manifestações populares, além de blocos e festa privada. O destaque vai para o irreverente Bloco das Nigrinhas, que desfila no domingo (31/01) formado por homens fantasiados de mulher.
*Com informações de ASCOM PMI
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




