Juazeiro ganha laboratório de colmeias de abelhas sem ferrão

O Campus 3 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, está implantando na unidade um laboratório de colmeias de abelhas sem ferrão (meliponário). O equipamento vai proporcionar alternativas didáticas e pedagógicas para o curso de Engenharia Agronômica e produtores locais.

Em aulas práticas, serão ensinadas técnicas de criação, manejo, manutenção, construção e transferência dos ninhos e extração de produtos das colmeias.

Na Bahia, existem hoje 14 espécies de abelha sem ferrão. O laboratório do campus já conta com as espécies munduri, mandaçaia, cupira e moça-branca.

Atualmente são conhecidas cerca de 400 espécies de abelhas sem ferrão, sendo que 70% delas estão concentradas nas Américas. No Brasil, em cada região existem espécies próprias e adaptadas para cada tipo de vegetação.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading