Uma portaria que está sendo discutida entre representantes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e entidades que representam o comércio vai disciplinar o serviço de carga e descarga no centro comercial de Feira de Santana. Uma nova de discussão acontece na noite desta segunda-feira (11/01/2010), na Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, no bairro Kalilândia.
O serviço de carga e descarga vai sofrer alterações a partir da segunda quinzena de janeiro. Apenas veículos com até seis toneladas poderão realizar esse tipo de trabalho durante o dia, em alguns horários e locais previamente sinalizados pela SMTT e Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). A partir deste limite, os caminhões pesados só poderão circular no centro da cidade à noite, a partir das 20 horas e até às 6 horas.
A nova rodada de discussão definirá praticamente os termos da portaria, que será publicada no primeiro dia de mudança do serviço no centro comercial. O secretário Flailton Frankles informou que a proposta é com base no Plano Diretor de Trânsito do município. Segundo ele, a SMT recebeu orientações para realizar as sinalizações necessárias e concluir um plano de ação ainda esta semana.
O novo sistema de carga e descarga já está sendo motivo de discussão também entre motoristas. “Quem vai garantir a nossa integridade e dos estabelecimentos durante a madrugada?”, indaga o caminhoneiro Jurandir Seixas.
O motorista do transporte alternativo, Juraci Pinheiro, disse que o novo serviço irá reduzir os constantes congestionamentos no trânsito. “É um absurdo fazer carga e descarga de caminhão pesado durante o dia em uma cidade do porte de Feira de Santana”, protestou.
“Em São Paulo, o serviço de carga e descarga de carro pesado é partir das 22 horas, seguindo até às 6 do dia seguinte”, relatou o caminhoneiro José Fernandes.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial, Armando Sampaio, ressaltou durante reunião recente (dia 22 de dezembro de 2009), que é preciso dar um voto de confiança à ação da SMTT.
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