Entre os 13 ganhadores do renomado prêmio George Polk de jornalismo, oferecido pela Universidade de Long Island, nos Estados Unidos, estão os responsáveis pela filmagem e divulgação na internet das imagens da morte de uma jovem baleada durante os protestos no Irã em junho de 2009.
“Esse prêmio celebra o fato de que, no mundo de hoje, um espectador corajoso com uma câmera no celular pode usar sites de compartilhamento de vídeo e redes sociais na internet para divulgar notícias”, declarou John Darnton, curador do prêmio criado em 1949. Veja o anúncio oficial (em inglês) e a lista de 13 ganhadores.
O New York Times também destacou a façanha: “O homem que colocou o vídeo na internet primeiro é um cidadão anônimo, assim como o homem que capturou as imagens em uma câmera de celular e o médico que mandou, por email, o vídeo com o título ‘por favor mostre ao mundo’.”
O prêmio de melhor reportagem internacional foi para o repórter David Rohde, do NYT, pela série “Preso pelo Taliban”, com cinco matérias multimídia sobre seu sequestro de sete meses no Afeganistão. O prêmio para carreira de destaque foi para o jornalistaGene Roberts, que transformou o jornal The Philadelphia Inquirer em uma publicação influente, com 17 prêmios Pulitzer conquistados sob sua direção.
A premiação será entregue no dia 8 de abril. Veja outras matérias sobre o prêmio.
*Com informações do Centro Knight
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




