
Expofeira também em maio
A Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira) vai ganhar mais uma edição anual visando reforçar o agro-negócio na região. A mostra, que reúne animais das melhores linhagens genéticas e equipamentos no Parque de Exposição João Martins da Silva, também passará a ser promovida durante o mês de maio, através de parceria entre o Governo Municipal e o Sindicato dos Produtores Rurais.
A novidade foi anunciada no início da tarde desta quarta-feira (24/02/2010), durante audiência do prefeito Tarcízio Pimenta com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Carlos Henrique Ribeiro Rodrigues, na Prefeitura. A primeira edição já começa este ano, acompanhando o início do inverno.
Com projeto já formatado e apoio definido das associações de criadores de animais, visando assegurar o sucesso do evento, Carlos Henrique revela que a mostra agropecuária deverá ocorrer no período de 23 a 30 de maio, ou seja, começando e terminando em um sábado. Já a de setembro continua mantida para um intervalo de um domingo a outro seguinte.
Com a iniciativa, o Governo Municipal pretende revitalizar o agro-negócio em Feira de Santana também definir uma agenda permanente de eventos para o Parque de Exposição João Martins da Silva. Até então, o equipamento geralmente só é ocupado uma vez por ano, justamente com a mostra agropecuária em setembro.
A mostra agropecuária a ser promovida em maio deverá seguir os mesmos moldes do evento realizado tradicionalmente em setembro. “O mês de maio foi escolhido em função do início do inverno e também porque não coincide com grandes eventos do gênero a nível nacional”, ressaltou.
Governo discute reivindicações com APLB
O prefeito Tarcízio Pimenta e representantes da APLB – Sindicato dos Professores avaliaram as conquistas obtidas pela rede municipal de ensino em Feira de Santana desde o ano passado. Durante audiência, os professores também apresentaram uma pauta de reivindicações, dentre as quais algumas já estão sendo atendidas ou estão em processo de desenvolvimento.
Para acelerar a pauta de reivindicações, o prefeito determinou a realização de uma reunião mais ampla com a APLB, envolvendo também os secretários da Educação José Raimundo de Azevêdo, da Fazenda Wagner Gonçalves e da Administração João Marinho Gomes Júnior. A data ainda será definida.
Na pauta de reivindicação, a categoria pleiteia o novo piso salarial para a categoria e a mudança de referência, sendo que ainda devem apresentar ao prefeito um levantamento do número de docentes que pleiteiam o benefício. Outro benefício é com relação a alteração de carga horária, além de acelerar processo de aposentadoria de quem já atingiu o prazo.
Acompanhada do diretor geral da APLB, Germano Barreto, a tesoureira Indiacira Gomes Boaventura destacou ainda outras reivindicações apresentadas ao prefeito Tarcízio Pimenta. “Na pauta de reivindicações ainda constam material didático para o professor através da descentralização da aquisição de material, com cada unidade escolar gerindo os recursos; o reforço de segurança nas escolas e também a reforma de prédios escolares da rede municipal”, frisou.
Diante das reivindicações, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a determinação do Governo Municipal em priorizar a educação na rede municipal, já estando em implantação equipamentos de tecnologia avançada, a exemplo de lousa eletrônica, que funciona como laboratório virtual, condensadores de água, laboratórios de informática, reforma de inúmeras unidades escolares e também aquisição de novo mobiliário escolar.
Audiência do prefeito é mantida
As audiências concedidas pelo prefeito Tarcízio Pimenta para esta quinta-feira (25) estão mantidas normalmente em Feira de Santana. Em seu gabinete, no Paço Municipal Maria Quitéria, na avenida Senhor dos Passos, 980, atende pela manhã vereadores e, à tarde, pessoas da comunidade.
Seguindo a nova formatação da agenda programada para atendimento a vereadores, o prefeito Tarcízio Pimenta passou a despachar com os legisladores feirenses, todas as terças-feiras e quartas-feiras, pela tarde e, às quintas-feiras, pela manhã.
Nesta quinta-feira (25) está programada audiência com a vereadora Cíntia Machado, às 8h30min.; com o vereador Roque Pereira, às 9h30min.; e com o vereador David Neto, às 10h30min. Já no período da tarde despacha com pessoas da comunidade e, à noite, grava o programa “Palavra do Prefeito”.
Reforço na Biblioteca Ambiental
A Biblioteca Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente adquiriu novos livros e vídeos para reforçar o acervo. A unidade, mantida em sala no primeiro andar do Paço Municipal Maria Quitéria, é aberta ao público, em horário de expediente da repartição pública, de segunda-feira a sexta-feira.
A nova remessa é composta por 15 DVDs, sendo que cada um possui em média três documentários, e mais 15 livros. Agora já somam cerca de 100 peças à disposição da comunidade, tanto para realizar pesquisas no local como também tomar empréstimos – até durante cinco dias.
Com material especializado em meio ambiente, a Biblioteca Ambiental foi implantada há duas semanas. Disponibiliza material voltado para pesquisas, adequado tanto para adultos quanto crianças, já que alguns documentários são em desenho animado.
A sala de leitura da Biblioteca Ambiental já conta com leitores cadastrados. O acesso é aberto ao público e gratuito, sendo que o cadastro é necessário para quem deseja tomar o material emprestado para estudos em casa.
O diretor do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental, Horácio Amorim, solicita às pessoas que dispõem de livros e documentários ambientais que desejarem fazer doações a se dirigirem à Secretaria de Meio Ambiente, no prédio da Prefeitura. “Nosso acervo está em formação e é de grande valia para quem deseja estudar sobre meio ambiente. Por isso, toda doação será muito bem vinda”, frisou.









Deixe um comentário