A Justiça já deu ganho de causa à Folha de S. Paulo e à jornalista Elvira Lobato em 90 processos movidos pela Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), que alega ser alvo de matérias jornalísticas falsas, informou a Folha. Todas as decisões são de primeira instância.
Na mais recente delas, o juiz Alexandre Muñoz, da comarca de Avaré, no interior de São Paulo, negou um pedido de indenização por danos morais no valor de R$ 100 mil.
Em 15 de dezembro de 2007, Elvira publicou a matéria “Universal chega aos 30 anos com império empresarial”, sobre o conglomerado de empresas ligado à igreja. A partir daí, fiéis entraram com mais de 100 processos contra a Folha e a jornalista, alegando que se sentiram ofendidos com a reportagem.
Curiosamente, o texto das ações judiciais era praticamente idêntico. A defesa foi dificultada pela apresentação dos processos em comarcas pequenas e distantes, em todas as regiões do Brasil.
Muñoz entendeu que a reportagem está respaldada em uma série de documentos. A Iurd afirmou que irá recorrer da decisão. Segundo a Folha, todos os 90 casos julgados até agora em primeira instância foram favoráveis ao jornal.
Diversas entidades ligadas ao jornalismo e à promoção da liberdade de expressão se manifestaram em defesa de Elvira e da Folha, e acusaram a Iurd de agir de má-fé.
A matéria sobre a Iurd foi vencedora do Prêmio Esso de Jornalismo em 2008.
Leia +
Igreja Universal quer indenização de colunista da Folha (Centro Knight)
*Com informações do Centro Knight
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




