Liberação de jovens do exército maoísta é simbólica, diz ONU

Liberação de jovens do exército maoísta é simbólica, diz ONU.
Liberação de jovens do exército maoísta é simbólica, diz ONU.

Soldados nepaleses foram recrutados quando eram crianças; dispensas foram realizadas dentro de um plano de ação entre as Nações Unidas, o governo nepalês e o exército maoísta.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, anunciou que 268 jovens soldados nepaleses foram dispensados do exército maoísta nesta segunda-feira durante cerimônia na região central de Rolpa.

Eles faziam parte do grupo de quase 2,4 mil soldados, recrutados quando eram crianças, e liberados desde o começo de janeiro dentro de um plano de ação entre as Nações Unidas, o governo nepalês e o exército maoísta.

Mulheres

Os jovens permaneceram em acampamentos temporários por três anos após a assinatura do acordo de paz que encerrou o longo conflito civil.

A representante do Unicef para o Nepal, Gillian Mellsop, disse que a liberação é simbólica para o país e um marco para as pessoas que passaram anos de formação dentro de uma estrutura militar e perderam a capacidade crítica indispensável para a vida adulta.

Ela afirmou que todos agora devem agir para garantir que a reintegração desses jovens à sociedade seja positiva.

Segundo a Missão da ONU no Nepal, Unmin, cerca de 1/3 do total de dispensados são mulheres.

*Com informações da Rádio ONU


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading