
“A base da transformação organizacional e da vantagem competitiva, neste cenário, será a informação traduzida em conhecimento”.
A “era da informação” afeta as organizações contemporâneas, através da valorização do capital intelectual em lugar do financeiro. O capital intelectual passou a ser visto como um meio muito valioso para o desenvolvimento dos processos nas organizações contemporâneas, principalmente por causar diversas transformações tecnológicas introduzidas nos sistemas através das tecnologias da informação.
Pode-se afirmar que a “era da informação” caracteriza-se pela penetração dos computadores nas empresas, através da influencia da mídia, redes de telecomunicações, automatização dos sistemas de trabalho, aumento da concorrência global e preferência por padrões de tecnologias globais. Segundo Campos Filho, 1994; Tapscott, 1995; IBM Consulting Group, 1996, “A base da transformação organizacional e da vantagem competitiva, neste cenário, será a informação traduzida em conhecimento”.
Os sistemas de informações passaram a ser um recurso estratégico para as organizações. Esses sistemas produzem as condições fundamentais para que se possa alcançar os objetivos e o desempenho das tarefas da organização, subsidiando elementos básicos para otimizar a competitividade. Podemos então dizer que a capacidade tecnológica, age sobre as estratégias da organização influenciando na elaboração de uma relação de natureza dinâmica, ao agregar valores às distintas técnicas organizacionais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




