Deputado avalia que aulas de direção à noite aumentarão segurança

Transformado em lei nesta quinta-feira (18/03/2010), um projeto de autoria do deputado Celso Russomanno (PP-SP) obriga os futuros motoristas a terem aulas de direção à noite. A partir de 17 de maio, as autoescolas de todo o País deverão oferecer 20% das suas aulas práticas após as 20 horas.

A Lei 12.217/10 ainda tem que ser regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o que pode ocorrer nos próximos dias. O texto publicado apenas recomenda aulas à noite e em condições adversas. Russomanno diz ter decidido apresentar o projeto após perceber que a maioria das pessoas sai insegura das autoescolas.

Agência Câmara – Por que o senhor sugeriu aulas de direção à noite?

Celso Russomanno – São vários os motivos. Em primeiro lugar, o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor – entidade sem fins lucrativos que presido e mantenho com o dinheiro que ganho como deputado federal – identificou em um levantamento que a maioria das pessoas sai insegura das autoescolas. Se você abrir os classificados, vai encontrar autoescolas até para pessoas habilitadas. Pode um negócio desses? Começamos a pesquisar o fato e descobrimos que as pessoas saem das autoescolas sem o devido preparo.

Agência Câmara – Quais são as reclamações mais frequentes desses consumidores?

Celso Russomanno – A maioria das reclamações está no fato de não haver aulas noturnas nas autoescolas. Grande parte dos motoristas não sabe que, quando se transita numa via de mão dupla e há um carro vindo no sentido contrário, se ele piscar uma vez o farol é para você baixar o seu; quando ele piscar duas vezes, é para avisar que existe um acidente na estrada ou um perigo pela frente, e que você deve conter a velocidade. A maioria dos motoristas não sabe porque nunca teve uma aula sequer para ensinar como se liga o pisca-alerta ou como se usa as lanternas como meio de sinalização. Se ninguém sabe o que é básico, está faltando alguma coisa.

Agência Câmara – O Denatran nunca regulamentou esse assunto?

Celso Russomanno – O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) já havia baixado uma resolução determinando aulas noturnas, o que nunca foi cumprido pelas autoescolas. O que tivemos que fazer? Transformar em lei para que a determinação seja cumprida, considerando minha experiência nessa área: trabalhei no Departamento de Trânsito de São Paulo.

Agência Câmara – Como chegou ao percentual de 20% de aulas à noite?

Celso Russomanno – A ideia não é aumentar a quantidade de aulas, mas manter a que já existe, reservando pelo menos 20% dessas aulas para serem praticadas à noite. É o mínimo que se pode adotar para que a pessoa possa dirigir nesse horário. Na enquete que fizemos pelo Instituto Nacional de Defesa do Consumidor, verificamos que a maioria das pessoas recém-habilitadas, principalmente o público feminino, não sai à noite no primeiro ano de habilitação por medo. Se você põe motorista inseguro nas ruas, o que está praticando? Acidentes. Não podemos aceitar que o Brasil continue liderando, no contexto mundial, o ranking dos países com mais acidentes.

Agência Câmara – O senhor acredita que a lei vai “pegar”?

Celso Russomanno – Só não pega a lei que não é fiscalizada. As autoeescolas são fiscalizadas constantemente. Existem corregedorias dentro dos departamentos de trânsito para isso. Os Detrans em todo o País operam dia e noite, e o mínimo que poderiam fazer é fiscalizar a aplicação dessa lei.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading