Estado tem pior arrecadação de ICMS do Brasil
Baixo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) e diminuição na arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços): problemas enfrentados pela Bahia atualmente refletidos diretamente na vida dos cidadãos. Os dois fatos são reflexos da incompetência e da falta de investimentos do atual Governo do Estado, afirma o deputado federal Fábio Souto (DEM/BA). Empregos não são criados, impostos deixam de ser arrecadados e o povo vê cada vez menos seu dinheiro ser aplicado em melhorias para o bem-estar da sociedade.
Em 2009, o indicador que representa a soma das riquezas produzidas pela Bahia teve incremento de apenas 1,7%. Já a arrecadação do ICMS é a pior do Brasil. Cresceu apenas 17,8% entre 2006 e 2009, pulando de R$ 8,6 bi para R$ 10,1 bi – bem abaixo de Estados como Pernambuco (41,6%) e Maranhão (37,5%). “A economia baiana estagnou, está parada, não recebe investimentos. Estamos perdendo espaço e expressividade no Nordeste por conta da falta de empenho da atual gestão, que não atrai novos investidores e empresas privadas nem aplica recursos públicos para o crescimento do setor econômico”, reclama o parlamentar.
Odeputado lembra que no governo de Paulo Souto a Bahia recebeu diversos investimentos, como na indústria calçadista, automobilística, informática e agrícola. “Indústrias multinacionais, como a Ford, foram estimuladas a investir no interior do Estado. Empregos e impostos foram gerados. Foram ações socioeconômicas. Hoje, o cidadão baiano não tem opção. O Governo atual poderia ter levado a indústria têxtil para a Bahia, mas faltou vontade e essa acabou indo para Pernambuco”, ressalta.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




