Lula e Mujica iniciam conversas sobre construção de porto no Uruguai

Brasília – Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e José Mujica, do Uruguai, conversaram ontem (29/03/2010), durante reunião de trabalho no Itamaraty, sobre a instalação de um porto em águas profundas no país vizinho que poderia ser usado para escoamento no caso de uma futura exportação de produtos siderúrgicos. O porto seria construído na região de Rocha.

Os dois presidentes voltarão a conversar sobre o assunto no próximo dia 3 de maio, quando terão novo encontro, em Montevidéu. Espera-se o envolvimento de empresários brasileiros e uruguaios no projeto, com possibilidade de liberação de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).

Mujica informou ao presidente Lula que o Uruguai dispõe de importante reserva de ferro que poderá ser explorada ao longo dos próximos 30 anos. O interesse do país vizinho é exportar produtos siderúrgicos com valor agregado. Para isso, a criação do porto é fundamental.

As informações foram divulgadas na noite de ontem pelo assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, após jantar oferecido pelo presidente Lula a José Mujica, do qual participou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A visita do presidente uruguaio ao Brasil termina hoje (30)

*Com informações da Agência Brasil


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading