Em homenagem ao mês da mulher, o Museu Casa do Sertão promove a exposição Bonecas Terapêuticas e Ecológicas, da artesã Marilene Brito. São peças criadas a partir de armação com arame flexível, sacos plásticos (utilizados no revestimento), linhas coloridas para costura e bordados, tecido em malha ou algodão. As roupas coloridas prestam homenageiam a mulher do campo.
A exposição será inaugurada segunda-feira (08/03/2010), às 15 horas. Os trabalhos estarão abertos à visitação até 30 de abril na Exposição Temporária Dival Pitombo, espaço localizado no Museu Casa do Sertão. São 41 bonecas de tamanhos e formas variadas.
O aproveitamento de materiais nocivos a natureza põe Marilene em lugar de destaque na luta pela preservação ambiental, conforme destaca a diretora do Museu Casa do Sertão, Cristiana Ramos. Em 2007, a artesã foi premiada no 7º Mercado Cultural, realizado em Salvador, com as Bonecas Terapêuticas e Ecológicas.
Sobre a artesã
Marilene Brito nasceu em 9 de maio de 1958 em Feira de Santana, na Fazenda Engenho Velho, distrito de João Durval Carneiro, antigo Ipuaçu. Foi alfabetizada aos 12 anos de idade e se formou no curso de Magistério. Ainda criança dedicou-se ao artesanato, ofício que aprendeu com o pai.
Desde o tempo em que pouco se falava na utilização de resíduos – material reciclável – ela já aproveitava as mais diversas sobras de materiais, como goma de mandioca, grãos de milho e de feijão, papel, retalhos, embalagens plásticas, entre outros.
A falta de recursos e o desejo de brincar deram a Marilene a inspiração para confeccionar as primeiras bonecas durante a infância. Em 2006, ao receber o convite do Museu casa do Sertão para participar da exposição “Bonecas do Sertão”, resgatou o tempo passado e com muita criatividade encantou aos visitantes.
No mesmo ano, dispondo de técnica mais aprimorada, expôs as bonecas artesanais durante o 7º Mercado Cultural Mundial, realizado no salão da reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O sucesso da mostra foi refletida na venda de todos as peças nesse evento.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




