Ministro Geddel defende o retorno do Fundo de Defesa Civil

A reativação do Fundo Nacional de Defesa Civil, para suprir a necessidade de fontes de recursos para as ações da Defesa Civil, sobretudo programas preventivos, foi defendida pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Ele fez essa afirmação ao abrir a 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, que prossegue até esta quinta-feira, em Brasília.

“Tenho plena convicção de que este é o caminho para darmos sequência às ações de prevenção, socorro, resposta e assistência à população afetada por desastres. Não podemos ficar reféns de medidas provisórias. Daqui deverá sair diretrizes claras para que possamos identificar fontes de recursos para o fundo”, disse o ministro.

A Conferência acontece no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. Os principais objetivos são os de avaliar a situação da Defesa Civil hoje, traçar diretrizes de atuação e fortalecer a participação social. Convocada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, servirá para estabelecer legitimidade das propostas discutidas nas etapas municipais e estaduais, realizadas de novembro de 2009 a março de 2010.

Durante três dias, mais de 1.500 delegados de todo o país discutem, entre outros temas, a adequação da estrutura administrativa do sistema para que se consiga dar conta dos processos de mudanças climáticas, do crescimento da população e dos problemas das grandes cidades. Outro destaque será a mudança de paradigma quanto à assistência humanitária no Brasil, para que seja integral e não só pós-desastre.

A secretária Nacional de Defesa Civil, Ivone Valente, alertou para a necessidade de serem encontradas formas de aumentar a participação da sociedade nas políticas públicas de defesa civil: “O processo de troca de experiências e debates em torno da Defesa Civil é o nosso maior ganho. O que estamos iniciando não será alcançado à curto prazo, sobretudo porque quando falamos em prevenção e preparação, contemplamos mudança de cultura”.

Segundo a secretária, a Conferência “é um convite, um marco histórico, para que com respeito à pluralidade cultural, social, política, científica e econômica, saiamos daqui com diretrizes para a elaboração de políticas públicas capazes de preparar a todos para o enfrentamento e gerenciamento dos riscos naturais, ambientais e tecnológicos”.

Também participaram da mesa de abertura o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, Guilherme Franco Neto, o Embaixador de Taiwan, George Pu, o representante da secretaria-geral da Presidência da República, Marcelo Pires, a presidente da Associação dos Desabrigados e Atingidos da Região de Baús/SC, Tatiana Reichert, e o representante do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade de Santa Catarina, Edésio Jungles.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading