Em tom de despedida, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, fez hoje (10/03/2010) um mea-culpa e disse que o Judiciário também é responsável pelo que chamou de “miséria” do sistema penitenciário brasileiro.
Segundo ele, os magistrados deixaram de apontar apenas o Poder Executivo como único responsável pelo “quadro vergonhoso” em que se encontram as unidades prisionais e passaram a admitir sua parcela de responsabilidade.
“Diferentemente do que tem ocorrido em outros setores da vida pública, nós, do Judiciário, aprendemos a fazer autocrítica. Tínhamos a resposta pronta quando questionados sobre a miséria do sistema prisional: a responsabilidade é do Executivo. Mas é responsabilidade nossa também. Ninguém vai preso sem a nossa autorização”, disse Mendes, que deixará a presidência do STF em abril.
No lançamento do Anuário da Justiça, no Supremo, o presidente da Corte afirmou ainda que o Poder Judiciário aprendeu a firmar parcerias. “Precisamos sair do nosso casulo. Não temos a síndrome de resolver os problemas de forma isolada. Ninguém constrói nada sozinho”, disse.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




