Secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento lembrou que os países mais bem sucedidos foram aqueles que garantiram um papel econômico favorável para o Estado.
O secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad, Supachai Panitchpakdi, pediu uma reforma da governança econômica internacional para a garantia da estabilidade e prosperidade mundial.
Em discurso nesta quinta-feira durante evento em Mumbai, na Índia, ele alertou sobre os perigos da continuação dos negócios realizados da maneira atual, que ignora as lições que poderiam ser aprendidas com a crise.
Aprendizado
Segundo Panitchpakdi, o maior aprendizado a nível nacional é que a liberalização do comércio e a reforma do mercado não levam automaticamente ao crescimento sustentável no mundo em desenvolvimento.
O secretário-geral da Unctad lembrou que os países mais bem sucedidos foram aqueles que garantiram um papel econômico favorável para o Estado, com incentivos ao setor privado, inovação na capacidade produtiva e criação de empregos.
Ele defendeu ainda uma ação internacional para evitar a reincidência dos efeitos da remoção de controles de capital e a proliferação não supervisionada de instrumentos financeiros inovadores.
Capital Especulativo
Panitchpakdi afirmou que países deveriam ter mais autonomia e ressaltou a necessidade de uma ferramenta multilateral para gerir as taxas de câmbio.
Supachai Panitchpakdi lembrou que a experiência da crise ilustra a necessidade de estabilidade das relações comerciais e financeiras, com redução do potencial de ganhos a partir dos fluxos de capital especulativo.
*Com informações da Rádio ONU.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




