Agropecuária baiana terá planejamento estratégico para 20 anos

“A Bahia tem uma matriz produtiva muito grande. Aqui produzimos praticamente tudo”, disse o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, ao abrir na manhã desta terça-feira, dia (13/04/2010), em Ilhéus, o seminário de trabalho que a Agência de Defesa Agropecuária, Adab, realiza até quinta-feira. O secretário destacou o trabalho realizado pelos técnicos da instituição, que faz parte da estrutura da secretaria, e afirmou que “nossa meta é organizar, até o final deste ano, um planejamento estratégico para a agropecuária baiana para os próximos 20 anos”.

O secretário explicou que “não podemos ficar apagando incêndios e resolvendo questões pontuais. Devemos e vamos fazer um planejamento estratégico para o setor, criando condições para o desenvolvimento da agropecuária da Bahia”. Salles disse que este planejamento deve focalizar questões como logística, armazenamento, comercialização, verticalização das cadeias, estradas, defesa animal e vegetal, capacitação, assistência técnica e crédito assistido. O secretário detalhou que o planejamento deverá ser elaborado através de câmaras setoriais, a exemplo das já organizadas câmaras do cacau, do leite, da carne e das fibras naturais. Segundo ele disse, 20 cadeias produtivas já foram eleitas como prioritárias.

“Cada cadeia terá a missão de, até o mês de outubro deste ano, apresentar o planejamento, detalhando os planos de trabalho para as próximas duas décadas”. Ele citou como exemplo a produção de seringa, informando que, hoje, a Bahia produz apenas 30% do que precisa para atender a demanda representada por cinco empresas de pneumática instalada no estado. “Para eliminar esse gargalo, estamos organizando o setor para ampliar a área plantada para 100 mil hectares nos próximos 20 anos”.

Aftosa

O secretário Eduardo Salles elogiou a direção e a equipe técnica da Adab, destacando o recorde de 97% de vacinação contra a febre aftosa obtido no ano passado. “Nosso desafio agora é superar esta marca e obter o status de estado livre da doença sem vacinação”. Salles lembrou que uma das metas para este ano é, até o mês de novembro, extinguir a zona tampão localizada nas regiões Norte e Oeste do Estado, e destacou o acordo técnico celebrado com o governo do Piauí e com o Ministério da Agricultura com esta finalidade.

A reunião de trabalho que a Adab está realizando tem o objetivo de avaliar as ações realizadas em 2009 e traçar as diretrizes para a defesa agropecuária do estado em 2010. Participaram da abertura, além do secretário Eduardo Salles, o diretor geral Cássio Peixoto, os diretores de defesa vegetal e animal, Armando Sá e Rui Leal, o diretor de inspeção, Paulo Emílio Torres, o diretor administrativo, Adolfo Cavalcante, o coordenador regional de Itabuna, João Carlos Oliveira, e o coordenador regional de Feira de Santana, Aurino Soares, representando todas as coordenadorias da Adab. A Ceplac esteve representada pelo agrônomo Mário Carvalho. O encontro tem a participação de assessores coordenadores de programas, coordenadores regionais, gerentes e técnicos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading