Concurso para agente penitenciário tem abstanção de 18,76%

Do total de 6.951 inscritos, 1.304 candidatos não compareceram aos locais de prova para o concurso público de agente penitenciário, realizado pela Secretaria da Administração (Saeb) no domingo (18). A abstenção foi de 18,76%.

Os candidatos, que concorrem a 80 vagas (64 para o sexo masculino e 16 para o feminino), compareceram a dez colégios, distribuídos em diferentes locais de Salvador, onde fizeram a prova, com 50 questões objetivas e redação. Os aprovados farão o curso de formação antes de ingressar no serviço público, a cargo da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Só após a conclusão desta fase o candidato estará apto para atuar em unidades prisionais de uma das localidades disponíveis escolhida no ato da inscrição no concurso. A remuneração inicial para o cargo de agente penitenciário é de R$ 1.275,84.

Na Escola de 1° Grau Getúlio Vargas, com previsão de acomodar 860 candidatos, 702 pessoas ingressaram no local até o fechamento dos portões, às 8h30. Adilson da Conceição, 33 anos, foi a Feira de Santana para fazer a prova do concurso, para a qual se preparou por seis meses. “Tenho boas expectativas de ser aprovado, me tornar funcionário público e arcar com as necessidades da função de agente penitenciário”, disse o candidato, que concorre a uma das seis vagas para homens em Feira de Santana.

Já Adailton Brasil, 44 anos, quer ser um dos 30 aprovados para as vagas em Salvador. Ele estudou para o concurso desde janeiro, mas teme a concorrência. “Estudei e espero ser aprovado, porque a estabilidade pública é um fator importante para o bom desempenho profissional, mas vejo que existem muitos concorrentes”, afirmou.

Entre as candidatas está a estudante de Psicologia, Ana Paula Paixão Costa, 27 anos. Inscrita em Salvador, ela pretende ser aprovada no concurso e desempenhar atividades na área de psicologia jurídica. A previsão é de que o resultado final do concurso saia na segunda quinzena de junho. Além da documentação exigida, cada candidato aprovado passará por avaliação psicológica, exame médico, teste de aptidão física e investigação social.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading