Em discurso de abertura do fórum do Unodc, em Salvador, ministro brasileiro da Justiça disse que o objetivo final da conferência é promover a democracia e o desenvolvimento econômico e social no mundo.
O Ministro da Justiça do Brasil, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, disse que espera que o 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal seja um fórum importante de troca de experiências e diálogo entre os Estados.
No discurso de abertura do evento nesta segunda-feira, em Salvador, ele afirmou que o objetivo final é promover a democracia e o desenvolvimento econômico e social no mundo.
Temas
“Consciente da importância da cooperação internacional no combate à criminalidade, o Brasil vem participando de forma ativa e propositiva nos fóruns internacionais, adotando recomendações, diagnosticando falhas e atualizando a legislação interna, mas também propondo mudanças para o aprimoramento dos mecanismos de cooperação entre os países”, afirmou.
O ministro ressaltou que o Brasil avançou em áreas ligadas à prevenção e à justiça criminal. Ele citou os temas principais do congresso, como terrorismo, lavagem de dinheiro e juventude e criminalidade.
Ferreira Barreto reconheceu que a superlotação das penitenciárias é um problema grave e exige a construção de novas unidades, mas pediu uma discussão mais ampla sobre o tema.
Ele afirmou que o governo brasileiro tem feito esforço para melhorar as condições carcerárias no pais, com transferência de US$ 620 milhões, para os presídios estaduais.
Combate
Ferreira Barreto disse que o combate à lavagem de dinheiro é uma das prioridades do Ministério da Justiça.
O ministro lembrou que o presidente Lula decidiu destinar percentual dos recursos confiscados provenientes de lavagem de dinheiro e outras atividades criminosas para financiar a implementação adequada das Convenções de Palermo e Mérida e para estruturação da justiça criminal nos países em desenvolvimento.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




