No dia 7 de abril de 2010, o Dia do Jornalista será celebrado em Salvador com uma programação que inclui debates sobre temas relevantes para a classe profissional. O evento é organizado pela Associação Baiana de Imprensa (ABI) e pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), com o apoio do Governo do Estado.
As atividades começam às 8h com um café da manhã na Associação Comercial da Bahia, no bairro do Comércio, onde será realizado um bate-papo sobre a exigência do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. O debate será conduzido pelos jornalistas Samuel Celestino, presidente da ABI, e Sérgio Murilo, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Essa discussão é parte de um movimento em defesa da obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo, tema que ganhou destaque após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2009, que derrubou essa exigência.
No período da noite, às 19h, o Sinjorba promove outro evento no Hotel Pestana, também em Salvador, que tratará do tema “A Comunicação pós 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom)”. Participam da mesa de discussões Robinson Almeida, chefe da Assessoria Geral de Comunicação do Estado da Bahia (Agecom), e Sérgio Murilo, presidente da Fenaj. A Conferência Nacional de Comunicação, realizada no final de 2009, foi um marco para discutir a democratização da comunicação no Brasil e trouxe à tona questões sobre regulação e participação da sociedade no setor.
Para Moacy Neves, diretor do Sinjorba, a programação é um momento importante para renovar a mobilização dos jornalistas baianos em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa restabelecer o diploma como requisito obrigatório para o exercício da profissão de jornalista. Neves enfatiza que o Dia do Jornalista é um marco estratégico para intensificar essa campanha, envolvendo a classe em atividades que reforçam o engajamento nas questões políticas e profissionais que afetam a categoria.
O debate em torno da exigência do diploma e os desdobramentos da Confecom refletem um cenário de profundas transformações na comunicação no Brasil, com implicações diretas sobre o jornalismo e seu papel na sociedade. A mobilização dos jornalistas baianos neste dia pretende não apenas comemorar a data, mas também promover a conscientização e a ação coletiva em prol da valorização da profissão.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




