
Relatório de comissão de inquérito das Nações Unidas descreve a situação na pensão no momento do ataque como confusa, com agressores e seguranças vestidos com uniformes da polícia afegã durante a troca de tiros; ação em outubro deixou 8 mortos, entre eles 5 funcionários da organização.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, confirmou nesta segunda-feira que recebeu o relatório da comissão de inquérito sobre o ataque terrorista a uma pensão em Cabul, no Afeganistão, em 28 de outubro de 2009. A ação provocou a morte de 8 pessoas, entre elas 5 funcionários das Nações Unidas.
Em comunicado emitido por seu porta-voz, Ban lembra que a comissão, com 4 membros, foi criada em dezembro do ano passado e liderada por um ex-conselheiro da Polícia da ONU e ex-oficial da Polícia Federal da Austrália, Andrew Hughes.
Trabalhos
Os trabalhos do grupo começaram em fevereiro e as conclusões do relatório foram submetidas à organização em 21 de abril.
O relatório descreve a situação na pensão no momento do ataque como confusa, com agressores e seguranças vestidos com uniformes da polícia afegã durante a troca de tiros.
A comissão sugere a possibilidade de um funcionário da ONU ter sido morto por forças de segurança afegãs, que o teriam confundido com um insurgente. O relatório não determina os responsáveis pelos tiros que mataram os outros funcionários mas também sugere um possível engano.
Falhas
Uma série de falhas são apontadas nas medidas de segurança e na coordenação entre as Nações Unidas, parceiros internacionais e autoridades do governo.
Ban Ki-moon afirma que as medidas serão revistas e que uma equipe será enviada a Cabul na próxima semana para discutir o assunto.
Ele reiterou o compromisso das Nações Unidas com a transparência e o fortalecimento da segurança dos funcionários que servem em locais perigosos e pediu para que as autoridades afegãs garantam uma investigação completa sobre o ataque.
Fonte: Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




