Melhoramento genético do rebanho fortalece produção de leite e carne

Promover o melhoramento genético do rebanho bovino e aumentar a produção de leite e carne no Estado. Estas são metas da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), destacadas pelo secretário Eduardo Salles, durante visita à oitava edição da Expobahia. Aberta quarta-feira, (14), no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, a exposição agropecuária termina neste domingo, (18/04/2010). Estão participando 300 expositores e dois mil animais, entre bovinos, eqüinos, caprinos e ovinos, além de outros de pequeno porte, como roedores, cães, gatos, aves, mini vacas e répteis. A expectativa é movimentar R$ 6 milhões em negócios.

O secretário Eduardo Salles e sua equipe assistiram à apresentação de cavalos da raça Mangalarga, e estiveram ainda no leilão do Gir Leiteiro, onde o secretário foi homenageado em reconhecimento à contribuição da Seagri para o melhoramento genético. Já o superintendente de Irrigação da Seagri, Marcelo Abreu, foi homenageado pelos bons serviços prestados à agropecuária.

Salles reafirmou que a meta da Seagri é organizar, até o final deste ano, um planejamento estratégico para a agropecuária baiana para os próximos 20 anos. Destacou também a importância do melhoramento genético do rebanho para a produção de leite e carne. “Essa é uma questão de extrema importância e que vem sendo debatida com representantes dos vários elos da cadeia produtiva. O Estado ocupa, por exemplo, a 23ª posição no ranking nacional da produção de leite. Temos tudo para melhorar esse patamar”, frisou o secretário.

Para Luiz Leal, diretor técnico do grupo Gir na Bahia e Sergipe, é preciso muito esforço para aumentar a produtividade. Dos 11 milhões de animais do rebanho, apenas 20% produz leite. E o rendimento de cada animal, em média, é de dois litros e meio por dia. “É uma quantidade ainda pequena, mas pode ser impulsionada. Para isso, é necessário fazer o melhoramento genético de uma grande parte do rebanho”, observou.

Visando melhorar a qualidade do leite e da carne, e incrementar a produção de tourinhos, reprodutores das raças zebuínas de alta qualidade genética, o grupo Gir mantém, há 25 anos, em parceria com a Embrapa, um programa de melhoramento genético que vem demonstrando resultados positivos. Mesmo assim, de acordo com Leal, é preciso que o governo continue dando apoio aos programas de melhoramento genético, a exemplo do Progenética, desenvolvido pela Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), em parceria com a Seagri. “Somente assim, viabilizaremos a melhoria da qualidade genética do rebanho bovino baiano e garantiremos a comercialização em larga escala, fortalecendo as cadeias produtivas do leite e da carne”.

O Progenética visa à melhoria do rebanho e da produtividade, à melhoria da renda do produtor, agregação de valor, melhoria da liquidez de reprodutores, valorização da genética com garantia de qualidade e estabelecimento de critérios de comercialização. O grande diferencial do programa é possibilitar uma uniformidade no rebanho a ser abatido e uma velocidade no ganho de peso, permitindo com isso fazer grandes partilhas, destinadas à exportação. Uma exigência dos compradores externos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading